Dia da Terra – plantar a semente para um futuro mais brilhante

Dia da Terra com Doodle do Google

Dia da Terra com Doodle do Google

Google Doodle comemora hoje 22 de abril o Dia da Terra 2021 – Earth Day 2021 – e destaca como todos podem plantar a semente para um futuro mais brilhante – uma muda de cada vez!

O planeta que chamamos de lar continua a alimentar a vida e a inspirar admiração

Dia da Terra – Como comemorar com ações práticas?

Dia 22 de abril é comemorado o dia da Terra! Apesar da pandemia do novo coronavírus dominar as manchetes atuais, agora mais do que nunca essa data é essencial para a sociedade.

Afinal, é necessário criar consciência sobre os problemas de contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. 

Uma das ações tomadas para preservar a Terra é a Agenda 2030. No final de setembro de 2015, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

São 17 objetivos e para que eles sejam alcançados, é necessária a participação de todos os habitantes do Planeta.

O professor de sustentabilidade da ESPM, Marcus Nakagawa, em seu livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo , dá dicas fáceis que podem ser incluídas na nossa rotina e que ajudam a atingir a meta da Agenda 2030.

Uma delas é a de número 66, que é bem simples: Acompanhe sites e blogs sobre sustentabilidade.

Dia da Terra com Doodle do Google

Dia da Terra

Isso mesmo, se manter informado sobre as novidades já é uma ação sustentável, pois ajuda a desenvolver o senso crítico.

“Comece a seguir sites e blogs que tenham como foco o meio ambiente e a sustentabilidade. Existem alguns mais confiáveis que outros, por isso faça questão de consultar várias fontes diferentes.

Ler as notícias não tomará muitos minutos de seu dia e te manterá informado sobre as novidades e os acontecimentos para que você possa discutir e argumentar quando necessário”, completa Marcus Nakagawa.

Outra ação é a número 81, que está presente na maior parte da vida dos executivos do mundo, atualmente, por conta da pandemia, que é: Fazer mais reuniões on-line do que pegar aviões para se locomover.

“Só o transporte aéreo consome sozinho 3% dos combustíveis fósseis do planeta, produzindo 12% do gás carbônico relacionado a transportes, segundo dados de 2017 do Massachusetts Institute of Technology – MIT.

O principal combustível das aeronaves é o querosene, que, ao ser queimado, produz diversos gases que contribuem para o aquecimento global, como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio”, explica Nakagawa.

O professor ressalta ainda que no mundo coorporativo, às vezes, é necessária uma conversa “olho no olho”, mas que a situação em que estamos vivendo nos ensinou que a tecnologia pode otimizar tempo, reduzir custos para as empresas e tornar todo o processo mais sustentável.

Sobre Marcus Nakagawa

Especialista em sustentabilidade, Nakagawa é coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador, ex-presidente e conselheiro da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável); palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida.

𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞 𝐚𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐀𝐥𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚