Por que a sua empresa precisa se preocupar com a segurança de dados

segurança de dados

Por que a sua empresa precisa se preocupar com a segurança de dados

 

No atual contexto tecnológico, em que a informatização ganha força nas empresas, a segurança dos dados é uma pauta que deve ser prioridade entre os empreendedores e ignorar esse fator é abrir a porta para uma série de problemas.

 

Nos dias de hoje, as informações são o suporte básico para transações financeiras realizadas entre lojas e clientes. Afinal, senhas, documentos, todos esses elementos são utilizados durante os processos de compra e venda.

 

Vale destacar também que até o dia a dia de trabalho em empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, também deve levar em consideração a segurança de dados, pois muitas dessas informações trocadas entre os funcionários são importantes.

 

E quando o assunto é a proteção de dados em uma empresa, termos técnicos como “Data Centers”, “armazenamento” e “Computação em Nuvem” se tornam cada vez mais utilizados.  

 

A importância da tecnologia para a segurança

 

Para uma empresa proteger os seus dados da melhor maneira possível é necessário contar com níveis distintos de segurança. Sendo assim, há o nível físico e o nível lógico.

 

O físico é realizado por meio de trancas, barreiras e outros recursos capazes de evitar a entra de invasores no local.

 

Já o nível lógico é a utilização de criptografia, senhas, assinaturas eletrônicas e softwares com o intuito de evitar a invasão de hackers e o vazamento de informações importantes e confidenciais.

 

A manutenção e a atualização de tais equipamentos contribuem para que as informações na sua empresa permaneçam seguras.

 

Veja abaixo mais detalhes o que o seu negócio ganha ao investir em tecnologias de proteção de dados.

 

Proteção para os documentos da empresa

 

Independente do tamanho do seu tipo e tamanho de empreendimento, o fato é que ele vai ter informações sigilosas. Tais informações devem ser mantidas em segurança, caso contrário você poderá ter problemas.

 

Algumas dessas informações são documentos como contratos, recibos, nomes dos clientes, funcionários e fornecedores. Por isso, é importante investir em tecnologias que mantenha tais documentos devidamente protegidos.

 

Ética da sua empresa

 

Manter a segurança dos dados e informações relevantes não é apenas uma questão de assegurar os lucros para o seu negócio, mas também, cumprir com o dever ético de zelar pela responsabilidade.

 

Quando um cliente efetua uma compra em uma loja virtual, por exemplo, ele está fornecendo dados importantes e confiando na integridade da empresa.

 

A diferenciação em relação aos concorrentes

 

Quanto maior for o nível de confiança que os seus clientes tiverem com a sua empresa, maior será o seu reconhecimento no mercado.

 

Tecnologias para a segurança de dados

 

Diante da importância que é manter os dados do seu negócio sempre protegidos, é possível contar com algumas tecnologias que podem garantir a segurança dos seus dados. Algumas delas são:

 

Computação em Nuvem

 

Também conhecida como “Cloud Computing”, esse tipo de tecnologia mantém os seus arquivos na internet, facilitando o acesso a eles. Entre as vantagens dessa tecnologia está a economia, pois dispensa o uso de muitos equipamentos.

 

Além disso, ao contrário do que muitos podem pensar, os dados mantidos na internet, ou seja, na “nuvem”, não ficam desprotegidos. A Cloud Computing conta com rígidos protocolos de segurança.

 

Tecnologia Deception

 

Esse tipo de tecnologia corresponde a truques que possuem o objetivo de impedir ou cessar ataques de invasores, anulando as ferramentas que eles utilizam ou atrasando as suas ações.

 

Certificado SSL

 

O chamado protocolo SSL, que vem do inglês “Secure Socket Layer, é de grande importância especialmente para quem gerencia uma loja virtual.

 

Por meio desse certificado, as informações em seu site são criptografadas, evitando com isso a ocorrência de fraudes e roubos de dados.

 

Hoje em dia, por exemplo, algumas empresas que trabalham disponibilizando hospedagem de sites, oferecem em determinados planos o certificado SSL gratuito.

 

Equipamentos de telemetria

 

Correspondem a uma tecnologia que emite alertas a partir do instante que uma falha for detectada no sistema de processamento de dados, inclusive ajudam no imediato restabelecimento do seu funcionamento.  

 

Sistemas de Backup

 

Eles possibilitam a recuperação de informação que foram perdidas mediante um apagão. Esse apagão pode ser tanto não-intencional quanto feito por hackers.

 

A hospedagem de sites e a segurança

 

Um site ou blog hoje em dia necessita de proteção. Nesse caso, o serviço de hospedagem de site bem feito também apresenta recursos que trazem proteção para os dados dos seus sites.

 

Por isso, especialmente se o seu site apresentar um elevado nível de tráfego, é pertinente ter à disposição um plano de hospedagem que ofereça formas de evitar ataques e manter a segurança das suas informações e as dos seus clientes.

 

Lembre-se que a um negócio na web apenas vai adquirir a credibilidade necessária quando a segurança é uma das suas prioridades.

 

Conclusão

 

A internet traz muitas vantagens, mas também é um território fértil para usuários mal intencionados. Portanto, não pense duas vezes quando o assunto é aprimorar a segurança de dados da sua empresa.  

 

 * Postagem patrocinada.