Encontro com Territórios promove a diversidade cultural literária do país

Encontro com Territórios promove a diversidade cultural literária do país

 
 
Evento realizado na Biblioteca Estação Leitura, na Estação Central do Metrô, conta com tarde de autógrafos e talk-show com escritores

A Biblioteca Estação Leitura, que tem como objetivo investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, localizada na Estação Central do Metrô, será o palco da 1ª edição do Encontro com Territórios – uma série de eventos literários focados em tardes de autógrafos realizado com diversos autores. O evento tem como tema a abordagem sobre diferentes territórios culturais nas obras dos autores convidados.

Para a estreia do Encontro com Territórios, dia 12 de setembro, às 18h, será realizado um Talk-show comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues, com o jovem escritor Jessé Andarilho, autor do livro Fiel, da Editora Objetiva. Em seguida, Jessé vai autografar 100 exemplares que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca.

O livro Fiel é baseado em histórias reais que aconteceram com Jessé Andarilho, seus amigos e conhecidos. É o primeiro romance do carioca de 33 anos, que fala também com propriedade da vida de centenas de jovens das periferias, favelas e comunidades das grandes metrópoles. Fiel foi todo escrito pelo autor nas teclas de um celular para ocupar o tempo que passava dentro do trem a caminho de casa para o trabalho e vice-versa, muitas vezes em pé.

O Encontro com Territórios irá levar aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do MetrôRio a realidade e a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios.

Sobre o autor
Nascido no Rio de Janeiro em 1981, no bairro do Lins, Jessé foi criado em Antares, conjunto habitacional popular criado no início da década de 70, na Zona Oeste da cidade, para receber moradores de favelas removidas da Zona Sul. Até começar a escrever, Jessé trabalhou em inúmeras atividades. Seu interesse pela literatura e pela escrita começou por acaso, quando ganhou de presente o livro Zona de Guerra, de Marcos Lopes. Saiu dizendo para todo mundo que tinha muitas histórias como as do livro para contar. Até que ouviu de um amigo: “Tem história melhor que a do cara, então vai lá e escreve!”. Jessé não pensou duas vezes e começou a escrever. Assim nasceu o Fiel e também o codinome Andarilho.

Sobre o entrevistador
Claufe Rodrigues tem 10 livros publicados e lançará mais dois até o fim do ano. Repórter e editor do programa GloboNews Literatura, Claufe costuma fazer apresentações em escolas de diversas cidades do país, bienais e feiras literárias. Em parceria com a Secretaria de Educação, foi o responsável pela organização do projeto Poesia Faz Escola, envolvendo unidades do ensino médio de todo sistema público de educação.

Sobre a Biblioteca
A Biblioteca Estação Leitura é um projeto do Instituo Oldenburg e tem o Patrocínio do MetrôRio, que cedeu espaço na Estação Central, por onde passam 60 mil pessoas por dia.

Desde fevereiro deste ano, quando foi inaugurada, mais de 1.500 pessoas já se cadastraram para desfrutar do catálogo de 2.900 títulos. Além de empréstimos de livros, a biblioteca promove exposições fotográficas, encontros com autores e atividades para crianças.