ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA – Ocupação 508 Sul

ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA

ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA – Ocupação 508 Sul


EM EDIÇÃO ONLINE, O “II ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASÍLIA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO 508 SUL” OCORRERÁ DE 1º A 12 DE FEVEREIRO DE 2021


II Encontro de Teatro Lambe-Lambe de Brasília contará com artistas locais e da Argentina, Chile e Uruguai

As Caixeiras Cia. de Bonecas realizam entre os dias 1º a 12 de fevereiro de 2021, o “II ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA – Ocupação 508 Sul”, em versão online, com espetáculos nacionais e internacionais com representantes desta linguagem do Teatro de Animação Contemporâneo, conhecido como “o menor teatro do mundo”.

ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA

Em 2021, em virtude do adiamento, por período indeterminado, das atividades presenciais devido à pandemia da Covid 19, que impossibilitou eventos e aglomerações, o Encontro acontecerá de forma online, mas manterá suas características essenciais: apresentações de espetáculos de Teatro Lambe-lambe e de Animação, realização de Oficinas, Palestras e Rodas de Conversa, com acesso totalmente gratuito.

Inspirado nos antigos fotógrafos chamados lambe lambe que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60 e já escassos ou quase extintos atualmente, o Teatro Lambe-lambe é uma das linguagens do Teatro de Animação Contemporâneo e apresenta técnicas e poéticas peculiares e muito específicas.

Os espetáculos de Teatro Lambe-lambe ou Teatro de Caixas, são realizados dentro de uma pequena caixa cênica portátil, encenados por diminutos bonecos e objetos que contam histórias de curtíssima duração e apresentados, geralmente, para apenas 1 espectador por vez.

Comumente, a caixa possui uma pequena abertura frontal pela qual o espetáculo pode ser assistido. Na parte de trás da caixa está o ator-manipulador, que anima e dá vida à magia cênica do Teatro Lambe-Lambe.

Este estilo teatral surgiu em 1989, em Salvador, Bahia, pelas mãos das bonequeiras e arte-educadoras Denise dos Santos e Ismine Lima que, buscavam uma maneira diferenciada e íntima de fazer Teatro de Bonecos.

Em 2021, o Teatro Lambe-lambe comemora 32 anos existência, celebrados por diversos artistas do Brasil de várias partes do mundo que pesquisam, criam e apresentam espetáculos nessa modalidade tão única e especial.

Com a disseminação e a evolução da linguagem, surgiram diversos formatos e maneiras de encenação.

Em alguns casos, o espetáculo pode ser assistido por mais de uma pessoa por vez, pois existem mais orifícios na frente da caixa.

Alguns artistas e grupos acrescentam às caixas efeitos de luz, como a luz negra ou Teatro de Sombras, por exemplo, além de diferentes tipos de manipulação e efeitos para criarem o encantamento dos olhos curiosos que se aproximam destas caixas misteriosas.

Apesar dos diferentes formatos, o que não muda os espetáculos de Teatro Lambe-lambe é o seu aspecto de mistério, como se houvesse um segredo a ser revelado.

ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA

A primeira edição do Encontro de Teatro Lambe-lambe de Brasília aconteceu em 2018, no Centro Cultural Banco do Brasil com grande adesão do público e da mídia brasiliense.

A curiosidade sobre este estilo teatral pouco conhecido na cidade e o fato do teatro de bonecos gerar um grande apelo entre o público infantil, permitiu que o evento superasse as expectativas de todos os envolvidos.

O II Encontro de Teatro Lambe-lambe de Brasília será realizado entre os dias 1º a 12 de fevereiro de 2021 e sua programação contará 27 espetáculos de Teatro Lambe-lambe do DF e de diversos outros Estados do Brasil como Paraná, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e espetáculos de grupos internacionais como Chile, Argentina e Uruguai.

ENCONTRO DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE BRASILIA

Também serão apresentados dois espetáculos de Teatro de Animação de companhias do Brasil e da Argentina. Além dos espetáculos, o Encontro promoverá três Rodas de Conversa com artistas e pesquisadoras da linguagem, duas Palestras e duas Oficinas (Teatro Lambe-lambe e Bonecos em Miniatura).

Com sua programação totalmente gratuita e no formato online, o II Encontro de Teatro Lambe-lambe de Brasília promoverá amplo acesso a públicos diversos e de várias idades.

Os espetáculos poderão ser assistidos pelo Youtube, no canal das Caixeiras Cia. de Bonecas, grupo brasiliense que realiza o evento.