Encontro Internacional de Choro

Encontro Internacional de Choro - Cultura Alternativa

Encontro Internacional de Choro

Segunda edição do Encontro Internacional de Choro (EICHO) acontece de 19 a 24 de abril no Clube do Choro de Brasília

Remarcado após decreto que libera a realização de eventos no Distrito Federal, o II EICHO — Encontro Internacional de Choro tem nova programação, inteiramente gratuita, de 19 a 24 de abril.

Maestro Spok, Nilze Carvalho, Nicolas Krassik e Gian Correa, Reco do Bandolim e Choro Livre, Ellen Oléria, Guinga, Choro Prosa, Jaime Ernest Dias, Sabor de Cuba e Face Quarteto estão entre as atrações programadas

Encontro Internacional de Choro

Maestro Spok, Nilze Carvalho, Nicolas Krassik e Gian Correa, Reco do Bandolim e Choro Livre, Ellen Oléria, Guinga, Choro Prosa, Jaime Ernest Dias, Sabor de Cuba e Face Quarteto estão entre as atrações programadas

Os shows acontecem na área externa – e coberta – do Clube do Choro e os ingressos devem ser retirados antecipadamente.

MAESTRO SPOK

Festival ocorre entre 19 e 24 de abril. Em formato híbrido e com uma programação inteiramente gratuita, a proposta do EICHO é fomentar em Brasília um espaço de diálogo entre mestres do choro, grandes instrumentistas, pesquisadores, estudantes e admiradores de música popular.

Ao todo, dez shows e quatro choro-talks estão programados para acontecer na área externa coberta do Clube do Choro.

E seis oficinas, duas turmas de prática em conjunto, rodas de choro e concertos reunindo alunos e professores nas dependências da Escola de Choro Raphael Rabello.

Os ingressos para os shows podem ser retirados no site Bilheteria Digital (sujeito à lotação de 500 pessoas).

Encontro Internacional de Choro

Entre terça (19/04) e sexta (22/04), a área externa do Clube do Choro será palco de um show por noite, com entrada franca, sempre a partir das 20h.

Terça

O grupo candango Face Quarteto abre a programação musical do EICHO recebendo o maestro pernambucano Spok, cujo saxofone é patrimônio vivo do frevo.

Quarta

Dia de homenagear a lendária flautista francesa – e uma das fundadoras do Clube do Choro de Brasília – Odette Ernest Dias. O show será liderado pelo violonista e compositor Jaime Ernest Dias, filho da flautista, e contará com participações especiais de músicos da cidade.

Quinta-feira

O Face Quarteto volta à cena. O grupo de instrumentistas virtuosos da nova geração é formado por Victor Angeleas (bandolim de dez cordas), Márcio Marinho (cavaquinho de seis cordas), Larissa Umaytá (pandeiro) e Bruno Rejan (baixo elétrico). Eles apresentam um show recheado de ritmos populares e arranjos vigorosos.

Sexta

A vez do grupo brasiliense Choro Prosa convidar o público para uma viagem pela história e os personagens do choro, com obras cantadas e instrumentais executadas por Alessandra Terribili (voz), Jéssica Carvalho (pandeiro), Mariana Sardinha (cavaquinho), Thanise Silva (flauta) e Juçara Dantas (violão).

Encontro Internacional de Choro

Choro-talks

De terça à sexta, sempre às 14h30, o Encontro apresenta também choro-talks, rodas de conversa que aproximam alunos e interessados em música de grandes talentos do instrumental e popular brasileiro.

Estudantes e público geral têm a oportunidade de conhecer e trocar experiências com o saxofonista Maestro Spok (dia 19), o violonista Jaime Ernest Dias (dia 20), a cantora mineira Paula Santoro (dia 21) e o grupo Choro Prosa (dia 22).

Encontro Internacional de Choro

Fim de Semana

No sábado (23) e domingo (24), uma maratona de shows promete animar o final de semana do brasiliense. A programação abre sempre com um DJ da cidade a partir das 16h30 e se estende até às 23h nos dois dias. Sábado é dia da DJ Tamara Maravilha animar o evento.

A partir das 18h30, soa o violão único, com sotaque da Zona Norte carioca, do mestre Guinga, um dos mais destacados compositores e instrumentistas da MPB.

Ele tem como convidadas as cantoras Paula Santoro e Joana Duah. Às 20h, é a vez do grupo Choro Livre convidar ao palco a bandolinista e cantora carioca Nilze Carvalho, talento nato do instrumento desde cinco anos de idade, para um show recheado de brasilidade.

Encerrando a noite, às 21h30, o EICHO recebe o novo show do violinista francês radicado no Brasil Nicolas Krassik com Gian Correa, violonista paulistano. O duo foi formado em 2017 e apresenta um show com repertório de composições de Gilberto Gil.

No domingo, a partir de 16h30, os DJs Pezão e Barata recebem quem chega para assistir aos shows da noite. Às 18h30, o grupo Sabor de Cuba promete animar o público com seu repertório enérgico de salsas, cumbias, mambos e boleros.

Às 20h, Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro, se apresenta com seu regional Choro Livre, e às 21h30 é a vez da cantora brasiliense Ellen Oléria, que encerra a programação do EICHO apresentando o show Agô, em que homenageia as grandes damas do samba Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus.

Diariamente, além dos shows já mencionados, o EICHO programa entre 12h e 14h um Almoço Musical com apresentações de alunos e professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.

No domingo, a atividade acontece entre 12h e 15h. O Encontro Internacional de Choro – EICHO é uma realização do Clube do Choro de Brasília e da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, em colaboração com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal.

Além dos shows e talks apresentados, a programação é complementada por atividades virtuais, oficinas e práticas de grupo para instrumentistas que desejam aprimorar seus conhecimentos. Virtualmente, o EICHO conta com mesa redonda com o tema “O Choro pelo Mundo”.

Informações: www.clubedochoro.com.br 

Cultura Alternativa