Exclusivo – Passeio pela região dos lagos – Por Elias Daher

Exclusivo – Passeio pela região dos lagos – Por Elias Daher

 

O passeio pela região dos lagos requer paciência desde a saída do Rio de Janeiro. Toda a cidade está em obras: O elevado Perimetral, responsável por 70% dos acessos à ponte Rio-Niteroi, foi derrubado. GPS com programações antigas, se perdem, por ali. (a principal crítica era que o viaduto atrapalhava a estética do local e a vista bonita da cidade)

Durante a alta temporada, todos os dias tem trânsito intenso por ali. No trajeto, vale uma parada no quiosque do alemão, para comer o tradicional pão com linguiça e o croquete de carne. Também vale a pena conhecer os biscoitos Globo e a mariola, já incorporados à cultura local, na altura da cidade de Rio Bonito.

Armação dos Búzios era uma vila de pescadores quando foi  descoberta por Brigitte Bardot. O Brasil as vezes, precisa da opinião de um estrangeiro para reconhecer seus valores. Foi assim com Tom Zé, que passou anos esquecidos, até David Byrne, do Talking Heads lançou seus discos no exterior.

A Cidade acorda tarde e funciona até a madrugada. é comum, depois da meia noite, ver suas ruas cheias e as lojas faturando alto. O Chez Michou é um point antigo e tradicional, mas quando está super lotado, não tem tempo suficiente de assar seus crepes adequadamente.

É bom ter cuidado com os restaurantes que ficam na orla. Uma refeição com 5 camarões médios pode custar R$ 99,00. Não cobre nem metade do prato. Veja o cardápio antes de entrar.

Cabe lembrar que os mares do Rio de Janeiro são todos gelados… é preciso ir se acostumando, antes de mergulhar completamente. Vale a pena conhecer a praia da ferradurinha, de difícil acesso, com mais uma trilha a pé, depois que estaciona o carro, mas é um lugar lindo, paradisíaco. As mais famosas são: Geribá, João Fernandes, Azeda, Azedinha, Ferradura, Ferradurinha, a menor e a mais bonita de todas.

As praias e o comércio local falam castellano. Alguns empresários até preferem contratar jovens argentinos em função do bom atendimento. Nesta temporada, a cidade recebeu a cantora Lalu Miranda, que canta tangos com o pai em Buenos Aires. Trata-se de uma médica que se dedica a música, e manda bem: afinadíssima e conhece como poucos, a nossa música brasileira. É para emocionar aqueles que gostam de música.