ExFinito – exposição imersiva do Farol Santander

ExFinito - exposição imersiva do Farol Santander

ExFinito – exposição imersiva do Farol Santander


Fica em cartaz até o fim de fevereiro no Farol Santander, em São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande retrospectiva no Brasil do artista chileno Iván Navarro, com curadoria de Marcello Dantas.


Nascido no Chile, radicado em Nova York, Iván Navarro criou um método de envolvimento do espectador a partir de elementos de sedução do olhar, como espelhos, luzes e vidros.

A eletricidade também é matéria essencial em seu trabalho: energizada, a obra revela uma dimensão paralela e a possibilidade da ilusão de um infinito – que não existe, mas se percebe.   Ao entrarmos num labirinto de cor e de espelhos, nos vemos diante de uma dimensão singular da existência.

ExFinito – exposição imersiva do Farol Santander

O labirinto é o lugar onde nos perdemos; o espelho, onde nos encontramos. E se o espelho, em vez de refletir o que somos, refletisse o que existe em nosso interior? Esse momento de revelação nos mostra o avesso da mente que raciocina, o abismo que nos habita.  

A mostra, realizada em colaboração com a artista Courtney Smith, nos coloca nesse espaço simbólico do infinito, um lugar em que temos a consciência de que nunca teremos fôlego para terminar.

Viajar pelo labirinto é ter uma clara noção de que existe algo além do mundo das aparências; entender o labirinto nos habilita a enxergar o nosso fim no infinito, e aprender o que é ser exfinito.   Marcello Dantas

Confira a programação completa e compre ingressos aqui.

A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro, com entrada a R$ 25 (inteira

ℓєια тαмвє́м:

Farol Santander São Paulo reabre para visitação