Saiba como tratar problemas de pele comuns no verão

Exposição ao sol

Exposição ao sol o dermatologista Erasmo Tokarski comenta como tratar problemas de pele comuns no verão

É verão! Saiba como evitar as doenças de pele mais comuns da estação

A exposição em excesso ao sol, praia, piscina e areia podem causar pequenos problemas na pele

Sol, praia, piscina e calor… muito calor! No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.

Além disso, no decorrer da estação, a combinação: uso de pouca roupa + vestes molhadas + exposição solar intensa pode causar as famosas doenças de pele que, mesmo comuns, precisam de atenção.

De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, especialmente durante o verão, recomenda-se usar diariamente, óculos de sol, roupas frescas, calçado aberto, além de beber bastante água e evitar a exposição solar entre às 11hs e às 16h.

Exposição ao sol

 “Os cuidados com a pele são importantes durante o ano inteiro, mas na estação mais quente do ano precisamos redobrar a atenção para evitar surpresas e aproveitar o verão de uma forma mais saudável. O uso do protetor solar, por exemplo, deve ser feito diariamente, com reforço a cada 4h ou sempre que a pessoa tiver contato com a água”, alerta o especialista.

Confira quais são as principais doenças de pele e saiba o que fazer para combater as mazelas da estação.

☀️ Micoses:

A combinação de calor e umidade é perfeita para proliferação de fungos. Geralmente, as micoses surgem entre os dedos das mãos e pés, unhas e virilha. Medicamentos de uso tópico são indicados para o tratamento.

A prevenção inclui alguns hábitos, como secar-se após o banho, principalmente nas áreas de dobras da pele; não andar descalço em áreas úmidas e evitar usar sapatos fechados por longos períodos.

☀️ Descamação:

O excesso de exposição ao sol danifica a pele, acelerando o processo de renovação. Para evitar lesões, a pele que está descamando não deve ser puxada. O recomendação é usar hidratantes e, em alguns casos, loções calmantes para aliviar a sensação de ardência e calor.

Exposição ao sol

☀️Acne solar:

A mistura do protetor solar com a oleosidade da pele pode provocar acne. Para escapar do problema, o ideal é utilizar produtos específicos para cada tipo de pele, como sabonetes, tônicos e protetores. Quem tem mais oleosidade, por exemplo, deve usar fórmulas oil free.

☀️ Brotoejas:

Provocadas pelo entupimento das glândulas sudoríparas. Essas incômodas bolinhas podem vir acompanhadas de vermelhidão e coceira. Acomete principalmente as crianças. A principal dica para evitá-las é utilizar roupas frescas durante o verão.

O problema geralmente desaparece sozinho, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem, e o paciente permanece em ambientes frescos, ventilados ou com ar-condicionado. Se os sintomas não desaparecerem é indicado procurar ajuda de um profissional da área de saúde.

Acompanhe as ultimas noticias do Cultura Alternativa