Feira Internacional de Artesanato (Finnar)

Feira internacional de artesanato Brasilia 2018

Feira Internacional de Artesanato começa nesta sexta (12/04

Além de 700 expositores, de todas as regiões do país e de 26 países presentes, a Finnar contará com uma legítima tenda egípcia montada no meio da Feira

Nesta sexta (12/04), às 16h, será aberta a 13ª edição da tradicional Feira Internacional de Artesanato (Finnar), que como sempre será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em abril, este ano de 12 a 21/04. Aos feriados, sábados e domingos, o evento funcionará das 11h às 22h.

Já nos dias de semana, funcionará das 16h às 22h. Ingressos à R$ 12,00 (inteira), com censura livre. A expectativa é de receber cerca de 140 mil pessoas e oferecer produtos de cerca de 700 diferentes artesãos, palestras, workshops e oficinas.

O evento contará com a participação de todas as regiões do país e de 26 países, além de uma legítima tenda egípcia montada no meio da Feira, a beleza do artesanato de madeira de Minas e de Cuba, entre tantas outras atrações.

A organizadora do evento, da Charph Eventos. Hilda Alves,  observou que neste ano, a Finnar oferecerá, por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) os ” importantes cursos  ‘A importância do design de produto’, ‘Como a internet pode ajudar os pequenos negócios’, ‘Como definir o preço de venda’ e ‘Inovação como estratégia competitiva para os pequenos negócios’.

Feira Internacional de Artesanato – Artesanato egípcio

Os artesãos representavam classe trabalhadora extremamente valorizada pela elite egípcia da antiguidade. Desde artefatos pequenos até os maiores, os artesãos foram os responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos que foram retratados em pinturas e que resistiram ao tempo, como formão, machado, serra, arco, entre outros.

Homenagear deuses e deidades era objetivo principal das produções naturais. Interessante notar que as folhas de papiro até hoje são comercializadas ao redor do mundo com caráter de artesanato do Egito. Pensando nisso, um dos expositores montará uma legítima tenda egípcia – como as montadas no deserto- e terá uma boa variedade de itens aos apaixonados pela riqueza desse instigante país.

Feira Internacional de Artesanato Cuba

Uma das grandes atrações deste ano é o artesanato cubano com peças delicadas feitas de Guaiaca Real e Yagruma Cubana, madeiras reaproveitadas de marcenaria e de demolições em Havana, a capital.

Apesar da grande variedade – pássaros, flores, animais do fundo do mar, cavalos – as peças mais apreciadas são as bailarinas, homenagem justa ao ballet de Cuba, um dos mais famosos do mundo. As bailarinas seguem o padrão clássico da dança. Gestos graciosos em membros alongados e flexíveis. Sim. Flexíveis. Como as estatuas são montadas peça por peça é possível mudar a posição dos braços por exemplo. Tem até estatua de Pa de Deux (o par).

Social

Visando a inclusão de projetos de impacto social e ambiental na programação, a Finnar dará espaço a projetos como o Polvo de Amor, que confecciona e doa mini polvos em crochê para recém-nascidos da UTI neonatal.

Feira Internacional de Artesanato – Oficinas e Palestras

Dentre as atividades previstas, a Finnar terá oficina de pipa, chás e modelagem, além de palestras com temas sobre educação financeira e produção fotográfica para artesanato.

Conexões – Negócios de Impacto no Artesanato

Será montado um espaço na Feira no qual será realizado evento paralelo com palestras, oficinais, painéis de debate e apresentações de boas práticas. Tudo visando a promoção o desenvolvimento sustentável e a divulgação de boas práticas relacionadas ao desenvolvimento social. 

“Com essa ação esperamos integrar pessoas, instituições e trabalhos para difundir conhecimento e estratégias em prol do artesanato”, finaliza Hilda Alves.

Serviço:

O que: 13ª Feira Internacional de Artesanato – Finnar

Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Quando:  De 12 a 21 de abril – de segunda a sexta das 16h às 22h —— Sábados, domingos e feriados das 11h às 22h

Quanto: R$ 12 (inteira)

Informações: (61) 3264-4634

Dois tipos de artesanato para vender