FESTIVAL DE ARTE CERÂMICA

Festival de arte cerâmica online

FESTIVAL DE ARTE CERÂMICA


Festival de arte cerâmica online resgata a importância e a beleza da arte cerâmica


Leitura rapidinha: 3 minutes

Um amplo panorama do trabalho desenvolvido por ceramistas de todo o Brasil está sendo apresentado pelo Festival de Arte Cerâmica Online através das principais plataformas de internet – YouTube, Instagram e Facebook.

Realizado pela Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, com incentivo através do Edital Proac Expresso Lab 40/ 2020, do Governo do Estado de São Paulo, o Festival de Arte Cerâmica Online conta com a participação de artistas e artesãos de todo o País

Festival de arte cerâmica

Mas não se trata de uma “exposição virtual” de obras desses artistas e artesãos, o projeto vai muito além.

Em um processo dinâmico, até o final de março, a cada cinco dias, o Festival de Arte Cerâmica Online irá progressivamente disponibilizando nas plataformas vídeos nos quais os artistas contam sua história, falam sobre as técnicas que utilizam e mostram alguns de seus trabalhos.

A equipe do projeto viajou e continua viajando pelos quatro cantos do Brasil, para entrevistar todos os artistas e artesãos em seus locais de trabalho e produzir os vídeos.

Serão dez vídeos. O primeiro deles, sobre a ceramista Patrícia Henriques, foi lançado no último dia 10 de fevereiro.

Em paralelo, no Instagram e no Facebook serão postados stories, registrando bastidores da passagem da equipe em cada uma das cidades. Serão ainda realizadas lives, transmissões ao vivo com os artistas e artesãos em entrevistas complementando e enriquecendo os materiais registrados nos vídeos.

Festival de arte cerâmica

Participação de outros artistas 

“Nosso objetivo com o projeto é não apenas de destacar a arte de cada um dos ceramistas escolhidos.

Queremos contribuir para resgatar a importância e a beleza da Arte Cerâmica como manifestação tradicional da cultura e arte regional”, diz Lani Goeldi, curadora do Festival de Arte Cerâmica Online.

Lani Goeldi acrescenta que a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi vai adquirir uma obra de cada um dos artistas e artesãos participantes. E, em data ainda não definida, vai realizar uma exposição – física, e não virtual – desse acervo na sede da Associação, em Taubaté.

Segundo ela, as ações desenvolvidas pelo projeto vão difundir e preservar a tradição da modelagem em argila e levar o público participante ao entendimento e à prática dos procedimentos da modelagem em argila. Além disso, espera-se ainda que o projeto venha também a despertar nas “pessoas comuns” o interesse pela prática da arte no barro.

Nesse sentido, além do registro do trabalho de dez importantes artistas e artesãos brasileiros o Festival de Arte Cerâmica Online vai contar também com a participação de artistas amadores e profissionais de todo o país. Será realizada uma exposição online, com fotografias em formato digital de peças em cerâmica enviadas pelos artistas.

Os interessados devem se inscrever e enviar fotos de suas obras até dia 28/02/2021.

O regulamento com informações para as inscrições está disponível no site da Artesanato Brasil, em artesanatobrasil.org.br.

Festival de arte cerâmica online