Festival de Arte Vale do Paraíba

Festival de Arte Vale do Paraíba

Festival de Arte Vale do Paraíba anuncia datas para 2021 em formato on-line


Edição reúne artistas da nova geração da música regional em um emocionante tributo à Pena Branca e Xavantinho, dupla ganhadora do Grammy Latino e considerada um marco no cenário artístico brasileiro por terem feito a música caipira ser conhecida e respeitada dentro e fora do país.


Festival de Artes Vale do Paraíba celebra uma das mais importantes duplas caipiras da história

Idealizado pela In Totum Cultura Criativa, empresa da produtora cultural Ivete Nenflidio, e produção artística de Luciana Passarini, da empresa Carretel Music, o 3º Festival de Artes Vale do Paraíba – Tributo à Pena Branca e Xavantinho acaba de ser confirmado para o início de 2021.

O evento a princípio presencial, foi adaptado para a internet em razão da COVID-19.

A programação será transmitida a partir do dia 06 de janeiro de 2021 e as plataformas de transmissão serão informadas no Facebook do festival (www.facebook.com/intotumeventos), nas redes sociais dos artistas participantes e, posteriormente, será distribuído em canais de TVs educativas.

Artistas representantes de diferentes gerações, vão apresentar novas versões e arranjos para canções clássicas da obra de Pena Branca e Xavantinho, como: Cio da Terra, Calix Bento, Cuitelinho, Reisado, Poeira, entre outros sucessos.

Festival de Arte Vale do Paraíba

A programação será totalmente gratuita e muito diversa, onde serão apresentados concertos musicais de viola caipira, shows, teatro, vivências artísticas, palestras, oficinas e manifestações tradicionais, com a apresentação de grupos folclóricos de Folia de Reis, Maracatu e Jongo.

Uma ode à memória de uma das duplas mais emblemáticas de todos os tempos. Artistas que cantavam os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a preservação da natureza, da identidade e da história oral desse povo.

“É importante lembrar que Pena Branca e Xavantinho eram artistas que prezavam pela escolha elaborada de seu repertório.

Eles transformavam clássicos da música popular brasileira e até canções pouco conhecidas de grandes artistas, em modas de viola com muito requinte, como Morro velho de Milton Nascimento e Correnteza de Tom Jobim”, comenta Ive Nenflidio, que assina a curadoria do Festival e que atuou como produtora do artista Pena Branca em diversos projetos.

Festival de Arte Vale do Paraíba

O Festival tem apoio cultural do SESI – São José dos Campos, onde foram gravadas as apresentações com mediação do cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda, importante nome do gênero caipira, que já atuou em parceria com Pena Branca, um dos grandes homenageados.

A realização do projeto é do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e foi contemplado pelo ProAC Editais, com idealização da In Totum Cultura Criativa e produção artística da Carretel Music.

Sobre o Festival de Arte Vale do Paraíba

O Festival de Arte Vale do Paraíba, que em 2021 chega à sua terceira edição, é um evento que vem ganhando espaço e relevância no calendário cultural, não só do Vale do Paraíba, como também no de grandes festivais brasileiros.

  • SERVIÇO:
  • 3º Festival de Arte Vale do Paraíba – Tributo à Pena Branca e Xavantinho
  • Quando: a partir de 06 de janeiro de 2021
  • Onde assistir: https://www.facebook.com/intotumeventos/
Gosta de musica?