Festival Varilux do Cinema Francês

Festival Varilux do Cinema Francês

Festival Varilux do Cinema Francês, edição 2020 acontecerá entre 19 de novembro e 3 de dezembro


𝙰𝚍𝚒𝚊𝚍𝚊 𝚎𝚖 𝚓𝚞𝚗𝚑𝚘, 𝚖𝚎̂𝚜 𝚎𝚖 𝚚𝚞𝚎 𝚝𝚛𝚊𝚍𝚒𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊𝚕𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚘𝚌𝚘𝚛𝚛𝚎, 𝚊 𝚎𝚍𝚒𝚌̧𝚊̃𝚘 𝟸𝟶𝟸𝟶 𝚍𝚘 𝙵𝚎𝚜𝚝𝚒𝚟𝚊𝚕 𝚅𝚊𝚛𝚒𝚕𝚞𝚡 𝚍𝚘 𝙲𝚒𝚗𝚎𝚖𝚊 𝙵𝚛𝚊𝚗𝚌𝚎̂𝚜 𝚓𝚊́ 𝚝𝚎𝚖 𝚗𝚘𝚟𝚊 𝚍𝚊𝚝𝚊 𝚖𝚊𝚛𝚌𝚊𝚍𝚊: 𝚎𝚗𝚝𝚛𝚎 𝟷𝟿 𝚍𝚎 𝚗𝚘𝚟𝚎𝚖𝚋𝚛𝚘 𝚊 𝟹 𝚍𝚎 𝚍𝚎𝚣𝚎𝚖𝚋𝚛𝚘.


O festival tem data confirmada para sua versão presencial, com formato a ser adaptado em função da normalização dos cinemas no brasil

Ao anunciar a data, Emmanuelle e Christian Boudier, curadores e diretores do evento, adiantam que serão respeitados todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para oferecer segurança ao público e aos envolvidos no evento.

“Queremos apostar na melhoria da situação, e estar presentes para o público que ficou com tanta saudade de ver filmes no telão”, apontam Emmanuelle e Christian.

“Esperamos que daqui a dois meses, mediante protocolos rigorosos de segurança, o público conseguirá entrar num cinema com confiança.

Achamos importante, nesse momento tão delicado, ajudar os cinemas, que sempre foram parceiros maravilhosos do festival Varilux e que vão precisar de conteúdo de qualidade para conquistar novamente o público no momento da reabertura.

👉 Siga CULTURA ALTERNATIVA no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn

Festival Varilux do Cinema Francês

Faz 10 anos que o festival vem crescendo a cada edição, chegando a quase 200 mil espectadores em 2019, portanto é importante que estejamos presentes para esse público que ama o cinema francês.”

A seleção será proposta aos 120 cinemas, presentes em 86 cidades, que também participaram do festival em 2019.

As datas serão mais flexíveis dessa vez: a partir de 19 de novembro, os cinemas terão a opção de programar o festival em datas diferentes – até o final de fevereiro de 2021 – para se adaptar a eventuais situações sanitárias locais. O importante é que os filmes cheguem ao público em todo Brasil.

Flexibilidade será de fato a palavra chave para a edição 2020. A definição do formato e das modalidades de exibição dos filmes ocorrerá em datas próximas à realização do evento: cinemas, projeções ao ar livre, drive-in, todas as possibilidades estão sendo analisadas. Em um cenário alternativo, parte da programação seria transferida para uma plataforma digital.

Festival Varilux do Cinema Francês

As ferramentas digitais são eficientes para manter o contato com o público: a pandemia levou a Bonfilm a lançar em abril o Festival Varilux Em Casa, plataforma solidária que contou com o patrocínio da Embaixada da França no Brasil e da Essilor/Varilux.

Foram apresentados gratuitamente, durante quatro meses, 50 títulos franceses, a maioria integrante de edições recentes do Festival, através da plataforma Looke.

O público mais uma vez apoiou e aderiu ao projeto. Em quatro meses foram contabilizadas 666.514 visualizações dos longas disponíveis na plataforma www.festivalvariluxemcasa.com.br

A programação completa no site