Filme | Dunkirk

Dunkirk é um filme de guerra britânico escrito, produzido e dirigido por Christopher Nolan.

Dunkirk começa com centenas de milhares de soldados ingleses e aliados cercados por forças inimigas.

Encurralados na praia, com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima.

A história se desenvolve em terra, no mar e no ar. Aviões de combate da RAF – Força Aérea Real Britânica – assumem o combate ao inimigo no céu sobre o Canal da Mancha, na tentativa de proteger os soldados indefesos na praia.

Enquanto isso, centenas de pequenos barcos conduzidos por militares e civis preparam uma ação desesperada de resgate, arriscando suas vidas numa corrida contra o tempo para salvar mesmo que uma pequena fração de seu exército.

SINOPSE

A trama acompanha a evacuação militar britânica da cidade francesa de Dunquerque, em 1940, e da Operação Dínamo, que resgatou mais de 300 mil soldados em 800 navios enquanto as tropas aliadas estavam cercadas pelo exército alemão.

O exército inglês calculava que apenas 25% das tropas Aliadas conseguiria sair do cerco, mas a operação conseguiu tirar mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda em um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial.