Filmes que se passam em Paris

Paris, destino de viagens popularmente ligado ao romance

Mas além disso há algo que muitos não associam de primeira com esta cidade e que foi de extrema importância para o cinema, foi na cidade luz que os irmãos Auguste e Louis Lumière, realizaram a grande estreia do primeiro filme da dupla, La Sortie dell’Usine Lumière à Lyon (1895), no Grand Café, localizado no Boulevard des Capucines, só isso já é motivo o suficiente para termos certeza de que o cinema e a cidade possuem uma ligação especial.

Que tal conhecer um pouco desta cidade maravilhosa, ou se lembrar dela?

Confira filmes que possuem como cenário a capital da França.

Ninotchka (1939) | Ernst Lubitsch

Três russos vão a Paris para realizar uma venda de jóias, que não ocorre conforme planejado. Então, a fria agente Ninotchka entra em cena para resolver a situação. Acontece que ela se aproxima de um playboy que representa tudo que ela mais despreza. Resultado? Romance.

O Balão Vermelho (1956) | Albert Lamorisse

Um garoto encontra um balão vermelho preso a um poste de iluminação, numa rua de Paris. Ao ser libertado, o balão passa a seguir o menino por todos os lugares, como um amigo inseparável, causando a admiração de todas as pessoas da vizinhança e a inveja das outras crianças.

Cinderela em Paris (1957) | Stanley Donen

Quando a importante editora de uma revista de moda (Kay Thompson) e seu principal fotógrafo Dick Avery (Fred Astaire) escolhem uma livraria para sua próxima sessão de fotos, Dick descobre o rosto encantador da balconista e filósofa amadora Jo Stockson (Audrey Hepburn). Em Paris, Jo logo se transforma em top model global… e acaba se apaixonando pelo fotógrafo que foi o primeiro a notar sua face luminosa e divertida.

Acossado (1961) | Jean-Luc Godard

Homem rouba um carro e mata um policial antes de seguir para Paris. Lá, ele se esconde na casa de uma mulher, que tem o desejo de ser engravidada por ele. Quando ele perde a consciência e comete alguns pequenos delitos, dá também a brecha para os policiais o acharem e darem início a sua perseguição final.

Jules e Jim – Uma Mulher para Dois (1962) | François Truffaut

Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.

A Bela da Tarde (1967) | Luis Buñuel

Séverine é uma jovem e bela mulher casada com um médico. Ela ama o marido, mas não consegue se satisfazer sexualmente com ele. Então entrega-se aos seus desejos e acaba por se tornar uma prostituta, mantendo uma vida dupla. Filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Playtime – Tempo de Diversão (1967) | Jacques Tati

Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Mr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. A mais cara produção de Jacques Tati, o diretor praticamente construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto.

Último Tango em Paris (1972) | Bernardo Bertolucci

Ele é um americano de 45 anos morando em Paris, atormentado pelo suicídio de sua esposa. Ela é uma beldade parisiense de 20 anos, noiva de um jovem cineasta. Sem querer saber os nomes um do outro, estas duas almas torturadas se unem para satisfazer seus desejos sexuais em um apartamento tão vazio como suas trágicas e sombrias vidas. Arrebatados em uma dança carnal frenética que eles parecem incapazes de interromper, esses dois amantes improváveis levam sua paixão a alturas e profundezas eróticas acima de qualquer coisa que eles jamais haviam imaginado…

A Liberdade É Azul (1993) | Krzysztof Kie?lowski

Julie Vignon (Juliette Binoche) é uma famosa modelo que decide renunciar à vida após a morte do marido e da filha em um acidente de carro. Porém, depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Julie encontra uma obra inacabada do marido, um grande músico, e se interessa por ela.

Fonte cantodosclassicos