Filmes sobre a Criança e a presença da Morte

Filmes que ensinam a aproveitar as férias, Filmes sobre a Criança

A criança e a presença da morte é um assunto intrigante.

A percepção da presença da mesma na infância se da de maneira diferente da vida adulta.

Confira alguns filmes que tratam do assunto de maneira brilhante, inclusive o mais icônico: Cria Corvos.

 

 

O Espírito da Colméia

O Espirito da Colmeia

Direção: Victor Erice
País: Espanha
Ano: 1973
Nome original: El Espíritu De La Colmena

As duas pequenas irmãs Ana (Ana Torrent) e Isabel (Isabel Tellería) moram em terras rurais da Espanha, na década de 40. Elas estão determinadas a encontrar a estranha figura de “Frankenstein” que passará pela região.

 

A Bruxa

A Bruxa

 

Direção: Robert Eggers
País: Reino Unido
Ano: 2015
Nome original: The Witch

Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.

 

Fanny e Alexander

fannyalexander3big

Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Ano: 1982
Nome original: Fanny och Alexander

No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

 

O Iluminado

O Iluminado

Direção: Stanley Kubrick
País: Reino Unido
Ano: 1980
Nome original: The Shining

Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento.

Cria Corvos

Cria Corvos

 

Direção: Carlos Saura
País: Espanha
Ano: 1976
Nome original: Cria Cuervos

Em uma casa pequena e velha no centro de Madrid, Ana, uma menina de 9 anos de idade, é o veículo usado para contar, mais do que uma história, um clima, uma atmosfera, uma chave vital, os costumes e sentimentos que destróem sua família. Ana acredita ter em suas mãos o poder de vida e morte sobre aqueles que a rodeiam. Acha que este poder foi causador da morte de seu pai. Assim, neste universo fechado e do ponto de vista de uma criança, o tempo passa, trazendo paixões, esperanças, descobrindo frustrações e impassível, profetizando a morte.

Fonte Cineplot

 

 

Curta nossa página no facebook!

Artes Cênicas

Crianças aprendem mais com e-book do que com livro de papel.