FinTechs - Mercado financeiro - Cultura Alternativa

FinTechs: criando uma revolução no mercado financeiro

FinTechs: criando uma revolução no mercado financeiro

Sandro Schmitz dos Santos – Doutorando em Economia, com extensão universitária em FinTech pela Universidade de Chicago, Sócio-Diretor da Austral Consultoria e Investimentos, Colunista de Economia do Portal Cultura Alternativa, Professor de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Economia Internacional em Porto Alegre/RS.

FinTechs – Mercado financeiro

Iniciando pela delimitação de termos é possível definirmos FinTech como: “o uso de tecnologias de formas inovadoras no mercado financeiro”.

Este é um termo de uso genérico para todas as empresas do setor financeiro que utilizam tecnologias inovadoras, mas existem termos que definem de forma precisa cada setor, como: InsurTech, para o setor de seguros, ou, ainda RegTechs, que visa garantir que as empresas cumpram com os requisitos regulatórios.

Passado o momento de delimitação conceitual iniciamos a apresentação das FinTechs durante o SouthSummit Brasil 2023. Para se mensurar o tamanho do SouthSummit Brasil apenas na competição de Startups houve mais de 2.000 inscrições das quais apenas 50 se classificaram para apresentar suas soluções no evento.

O concurso é dividido em cinco categorias para participar, sendo elas: Industry 5.0, Sustainability & ESG, Enterprise, Health e Fintech. Nesse artigo iremos focar nas FinTechs.

A mexicana Bankuish, na categoria inovação (Innovative), foi a mais bem classificada das FinTechs com uma proposta para inclusão financeira de trabalhadores temporários.

O problema da inclusão financeira é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema financeiro em nível global. De acordo com um estudo realizado pela TransUnion Brasil revelou que em pleno 2023 temos ainda 33 milhões de brasileiros que não possuem acesso a serviços bancários, ou seja, desbancarizados, o que corresponde a, em torno de, 16% de nossa população.

Outros dois grandes desafios ao sistema financeiro é a educação financeira e o planejamento de longo prazo.

FinTechs – Mercado financeiro

As duas FinTechs que iremos apresentar visam solucionar essas questões. A primeira escolhida é a YoursBank [https://yoursbank.com.br] que visa fornecer um banco digital para menores de 18 anos. A plataforma financeira fornece um cartão de crédito/débito para adolescentes de forma pré-paga possibilitando a atuação do jovem no sistema financeiro.

Essa plataforma orienta o jovem em relação a educação financeira, e, ao final do mês ele tem acesso a um relatório de como ele utilizou seu dinheiro, possibilitando um melhor planejamento em relação aos próximos meses.

Em função do cartão ser pré-pago os jovens não correm o risco de se colocarem em situação de vulnerabilidade financeira. Adicionalmente, são parceiros da Visa em relação ao cartão, e, do Banco do Brasil em relação aos serviços bancários. Uma maneira prática de ensinar educação financeira.

Nossa segunda escolhida é a Pulpa [https://pulpa.com.br], um app voltado a pais, amigos e familiares de crianças que desejam investir no futuro dessas.

O aplicativo abre um plano de previdência em nome da criança e toda a família pode enviar presentes para o futuro desta.

E sempre que uma pessoa faz um depósito para a criança ela ganha uma “cápsula do tempo” em que irá poder gravar um vídeo que a criança só irá ver aos 18 anos quando, então, irá poder sacar o dinheiro e acessar os vídeos com as mensagens.

Artigo – Sandro Schmitz dos Santos – Analista e Consultor Internacional, Sócio-Diretor da Austral Consultoria [www.austral.cc]

e-mail: sandro.schmitz@austral.cc

**Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha do Cultura Alternativa.

Cultura Alternativa