Mulher, pintora, mexicana, são só algumas palavras que descrevem Frida Kahlo, um ícone do feminismo.
Algumas pessoas acham a história dela um desastre, outras a vêm como inspiração.
Não podemos negar que a história foi muito conturbada. Mas foi também uma grande história de superação e exemplo.
Nessa data tão significativa para muitas, é sempre bom relembrar a incrível história de Frida Kahlo.
Frida Kahlo – A infância
Frida nasceu em Coyoacán, uma pequena cidade do México e foi a terceira dos quatro filhos. Apesar de ter crescido cercada de mulheres era muito próxima a seu pai.
Com 6 anos Frida Kahlo teve poliomielite, doença que teria a levado a amputar a perna direita. O que a levaria a usar várias saias rodadas e longas, o que virou sua marca registrada.
Frida mudou o seu ano de nascimento no registro
Nasceu no ano de 1907, mas quando adulta mudou o seu registro para 1910. Isso porque queria homenagear a revolução mexicana que teria começado nesse mesmo ano.
Frida Kahlo – Acidentes
Durante sua vida sofreu inúmeros acidentes e foi diagnosticada com varias doenças. Um dos seus piores acidentes, foi de ônibus quando tinha 18 anos.
E fraturou diversos ossos do corpo, como costela, pélvis e teve sua perna fraturada em 11 partes. Depois do acidente, ficou inconsciente por um tempo. E durante sua recuperação pediu ao pai que improvisasse uma tela acima de sua cama para que pudesse pintar.
Interesse pela pintura
Frida teve interesse por pintar depois do seu primeiro acidente. Suas obras retratavam muitas vezes coisas relacionadas ao acidente.
Ela conseguia pintar graças a uma tela que foi improvisada acima de sua cama durante a sua recuperação pelo seu pai. Depois que começou a pintar nunca mais parou. Entre suas obras estão também muitos altos retratos.
Frida Kahlo é hoje considerada um exemplo feminista pela sua forma de se representar nos quadros. Frida foi a única mulher em sua década capaz de fazer tamanha desconstrução da figura feminina.
Um ano após o acidente, conheceu o famoso pintor Diego Rivera a quem mostrou suas obras que foram muito elogiadas.
Frida Kahlo – Matrimônio
Se casou com Diego Rivera e teve um relacionamento muito conturbado. Uma vez relatou que ela tivera dois acidentes: um de ônibus e o outro Diego.
Durante o casamento ela tentou engravidar varias vezes e todas acabaram em aborto espontâneo graças as sequelas do acidente. Durante o casamento, também descobriu diversas traições do marido, uma inclusive com sua irmã.
A pintora se divorciou de Diego durante um ano, mas logo retomou o casamento pois a separação foi muito dolorida.
Durante as vezes que descobriu a infidelidade do marido, ela devolveu na mesma moeda. Se relacionando com homens e mulheres.
O que não era comum na época (tanto a infidelidade da mulher, como se relacionar com mulheres). O que foi uma verdadeira revolução.
AGNES ADUSUMILLI
Redação Cultura Alternativa