Google Arts & Culture – Johannes Vermeer
No Google Arts & Culture além das coleções de artes, é possível visitar pontos turísticos e ver imagens de eventos que marcaram a humanidade
Sabia que é possível conhecer os mais importantes acervos culturais ao redor do mundo de graça e sem sair de casa?
A plataforma digital Google Arts & Culture reúne cerca de 6 milhões de obras de mais de 7 mil museus espalhados em 70 países.
Além das coleções de artes é possível, ainda, conhecer pontos turísticos e ver imagens de eventos que marcaram a humanidade.
Google Arts & Culture – Johannes Vermeer
Conheça a Vermeer
As obras completas de Vermeer unidas: 36 pinturas de 18 museus em 7 países diferentes
Google Arts & Culture – A Maestrina Abolicionista
Neste link conheça a Exposição sem sair de casa.
A Google anunciou, que todas as obras do pintor holandês Johannes Vermeer agora estão disponíveis para visitação em Realidade Aumentada em todo o mundo.
Johannes Vermeer ainda é a “Esfinge de Delft”?
A diretora de Mauritshuis, Emilie Gordenker, sobre o apelo duradouro do artista
Como diretor do Mauritshuis, a casa da menina de Vermeer com um brinco de pérola, muitas vezes me perguntam o que faz este trabalho tão especial. Muitas das pinturas de Vermeer, e a Garota em particular, parecem ter capturado a imaginação do público, e cada vez mais nos últimos 25 anos.
Durante o período de 2012 a 2014, quando estávamos reformando e expandindo o Mauritshuis, nossa Garota viajou pelo mundo, do Japão para os EUA e para a Itália, antes de voltar para casa em Haia. O que eu testemunhei em cada um desses lugares foi uma conexão imediata com a pintura, não importando o cenário ou quem eram os visitantes. E eu vi esse mesmo fenômeno em outros lugares com seus outros trabalhos.


Uma empregada dormindo por Johannes Vermeer (da coleção do Museu Metropolitano de Arte)
De alguma forma, as pinturas de Vermeer conseguem transcender o tempo e o lugar. Eles podem ter sido criados há centenas de anos, mas estão quase chocantemente presentes.
A pintura a óleo sobre tela é um meio profundamente familiar para nós hoje, mas a técnica de Vermeer continua a nos desconcertar. Aplicamos teorias sobre a câmera obscura em suas composições, aproveitando as mais recentes técnicas de análise e técnicas de imagem, mas como o artista Stephen Farthing disse recentemente em um documentário sobre Vermeer: ??”Nós ainda não conseguimos descobrir como ele fez isso”.
A maioria das composições é ambientada em interiores holandeses do século XVII, mas eles parecem convidá-lo para envolvê-lo como se você estivesse realmente lá, mesmo que você esteja realmente vivendo no presente distante. Vermeer cria uma quietude em suas obras que nos faz parar, e nos deixa esquecer por um momento nossas vidas ocupadas, bombardeadas com imagens e sons rápidos.
Em outras palavras, Vermeer nos convida para entrar em seu mundo e nos atrasa, sem nunca nos revelar exatamente como ele fez isso.
Conheça outras obras sobre Google Arts & Culture
Google Arts & Culture – Museus pelo mundo para conhecer online
Agnes Adusumilli
Redação Cultura Alternativa