Google Arts & Culture – Museus pelo mundo para conhecer online

Google Arts & Culture

No Google Arts & Culture além das coleções de artes, é possível visitar pontos turísticos e ver imagens de eventos que marcaram a humanidade


Sabia que é possível conhecer os mais importantes acervos culturais ao redor do mundo de graça e sem sair de casa?


Uma viagem começa muito antes de saímos de casa, afinal, pesquisar é fundamental para conhecer um novo destino.

Enquanto não podemos voltar a desbravar o mundo, uma dica é explorar acervos e visitar exibições que “moram” nos mais emblemáticos museus do planeta diretamente do sofá da sua casa.

É possível checar catálogos valiosos, conhecer as estruturas dos espaços – que são uma maravilha por si só – e ainda ter experiências interativas com obras.

Google Arts & Culture

A plataforma digital Google Arts & Culture reúne cerca de 6 milhões de obras de mais de 7 mil museus espalhados em 70 países.

Além das coleções de artes é possível, ainda, conhecer pontos turísticos e ver imagens de eventos que marcaram a humanidade.

🎭🖊 Clique aqui para acessar o conteúdo – Google Arts & Culture

A plataforma permite que você explore infinitas possibilidades para adquirir conhecimento, como o roteiro original do discurso “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King Jr., ou até mesmo lugares como a Pinacoteca, a Fundação Iberê Camargo e o Museu do Futebol.

Google Arts & Culture – Busca

A partir do campo “Busca”, o internauta é direcionado para diversas atrações.

O tema pesquisado é contado por meio de inúmeros recursos, como textos, fotos e vídeos.

Sendo assim, o Google Arts &C Cultura consegue reunir toda a história do Mundo, por meio de parcerias, e compartilha o material com os internautas.

Google Arts & Culture – Museus

MASP, São Paulo, Brasil

Que tal começar pelo nosso país? Dono de um acervo fixo que abriga nomes como Portinari, Di Cavalcanti, Van Gogh, Monet e Picasso, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand disponibiliza seu acervo de forma online no Google Arts & Culture.

São mais de mil peças virtuais, em que o usuário pode dar zoom e ler mais sobre a história de cada obra, do autor e do contexto artístico em que ela foi criada. Além das peças, é possível conferir exposições virtuais e andar pelo museu com ajuda do Google Street View.

O Cultura Alternativa fez - Visita guiada ao MASP com Andrea Augusto Ronqui
Museu Frida Kahlo (La Casa Azul), Cidade do México, México

Você não precisa ir até o México para entrar na residência em que morou a artista Frida Kahlo.

Virtualmente, entre e fique a vontade para  ver com detalhes os cômodos em que a artista viveu a maior parte de sua vida, inicialmente com sua família e, anos depois, com Diego Rivera, seu companheiro.

Aberto ao público desde 1958, Frida queria deixar a casa como um museu após sua morte.

Assim, a Casa Azul exibe o ambiente que inspirou as obras da artista mexicana, bem como seus pertences pessoais, ​​peças de arte popular, esculturas pré-colombianas, fotografias, documentos, livros e móveis.

O jardim é uma das partes essenciais do local e, atravessando ele,  o visitante chega à exposição dos vestidos de Frida. Imperdível!

Acesse o museu Frida Kahlo

Google Arts & Culture

Pinacoteca de Brera, Milão, Itália

A coleção de obras de arte da Pinacoteca di Brera, em Milão, localizada dentro do Palazzio di Brera, inclui várias das maiores obras-primas da história da arte.

Fundada em 1809, tem grande parte do acervo de cunho religioso, uma vez que pinturas de igrejas e conventos foram confiscadas com a dissolução das ordens religiosas da Itália.

Fechada temporariamente devido à pandemia, a Pinacoteca possui um tour virtual 360° pelas instalações e ainda disponibiliza a visualização da maioria das obras, com opção de zoom, autor, história e contexto de cada peça. Clique aqui e confira!

MoMa, Nova Iorque, Estados Unidos

Popularmente conhecido como MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York foi construído em 1929 e é um dos mais famosos da cidade. O museu tem em seu acervo obras mundialmente reconhecidas, como: Noite Estrelada, de Van Gogh; Três Músicos, de Picasso; Latas de Sopa Campbell, de Andy Warhol; Ninféias, de Monet; e várias outras peças de impacto artístico e cultural.

O site do museu disponibiliza exibições virtuais gratuitas, como exposições de arte surrealista e até uma visita guiada às esculturas no jardim. Além disso, é possível interagir com obras de arte e conhecer seus contextos através do Google Arts & Culture.

Google Arts & Culture

Museu do Louvre, Paris, França

Maior museu do mundo, o Louvre, na Cidade das Luzes, faz parte dos museus que abrem e fecham de acordo com a situação da pandemia de Covid-19. Inaugurado em 1793, o espaço é gigante e para visitá-lo completamente é preciso cerca de três dias.

O museu tem, aproximadamente, 38.000 obras de arte divididas em 72.735 metros quadrados. Com objetos da pré-história até objetos do século XXI, o Louvre tem um acervo com as obras mais famosas do mundo, como Vênus de Milo, Monalisa e A Rendeira de Vermeer.

É possível conhecer diversas salas por meio do tour virtual, disponibilizado no site do próprio museu.

Museu Britânico, Londres, Inglaterra

Fundado em junho de 1753, em Londres, o Museu Britânico tem em sua coleção obras importes para a história da humanidade, como a Pedra de Roseta, os frisos do Partenon de Atenas e A Criação de Adão, de Michelangelo.

O museu segue temporariamente fechado, mas todo o seu acervo está disponível de forma online por meio de um tour virtual pelos corredores e galerias. Clique aqui e confira!

Google Arts & Culture

Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda

Em Amsterdã, na Holanda, fica a maior coleção de obras de arte do pintor holandês Van Gogh, um dos maiores gênios da arte e expoente do pós-impressionismo. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 700 cartas pessoais que podem ser acessadas virtualmente.

No site do museu é possível conferir as obras separadas por categorias, como autorretratos, paisagens e pinturas de flores. O Google Arts and Culture ainda oferece um tour virtual pelas instalações do local. Clique aqui e confira!

Google Arts & Culture

Museu da Acrópole, Atenas, Grécia

A instalação é uma das mais importantes para o entendimento do mundo ocidental e funciona como um museu arqueológico na capital da Grécia.

Localizado a cerca de 300 metros da famosa colina com as ruínas do Partenon e outras edificações mundialmente conhecidas, a coleção do museu consiste nos achados arqueológicos advindos da própria Acrópole, palavra que quer dizer “cidade alta”.

Por meio da visitação virtual, em parceria com o Google Arts & Culture, é possível contemplar uma série de esculturas e artefatos esculpidos em rochas e mármores, assim como saber sua história e contextos e ainda andar pelas instalações do local. Clique aqui e confira!

Museu Nacional de Tóquio, Tóquio, Japão

Fileira de quadros por artistas asiáticos em uma das áreas do tour virtual do Museu Nacional de Tóquio

É o maior e mais antigo museu do Japão, fundado em 1872 e localizado na capital do país. O local possui uma das maiores coleções de arte japonesa do mundo, de várias eras da história do país e da cultura local, como cerâmicas antigas, espadas de samurais, quimonos e esculturas budistas.

Por meio do Google Arts & Culture é possível se transportar até as galerias e instalações do museu, andar pelos corredores e mergulhar na história nipônica. Clique aqui e confira!

Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia, Gwacheon, Coréia do Sul

O museu de arte moderna e contemporânea é baseado na cidade de Gwacheon e ainda possui três outras filiais pela Coreia, como em Deoksugung, Seul e Cheongju.

O museu principal foi fundado em 1969 e abriga diferentes obras de arte moderna e contemporânea tanto da país quanto do mundo.

No site do museu (em inglês) há uma aba para a versão online, em que é possível fazer um tour de realidade virtual por uma instalação sobre arquitetura e design coreanos de 1980 a 1990, além de conferir entrevistas com artistas locais.

Pelo Google Arts & Culture pode-se conferir as obras de perto, com explicações e contextos, além do já tradicional tour por várias áreas. Clique aqui e confira!