A importância da representatividade da cultura negra nos quadrinhos

cultura negra, histórias em quadrinhos

Histórias em quadrinhos da cultura negra

A cultura negra passou por diversos períodos na história, períodos de segregação, de julgamento, de descaso e desprezo.

Contudo, ela conseguiu sobreviver aos anos de dor e escravidão e mostra o quanto é importante. Assim, ela se também deve fazer parte dos quadrinhos.

As histórias em quadrinhos são trabalhos que contam histórias, desenvolvem heróis e vilões e fazem parte do lúdico de crianças e adultos, proporcionando educação e entretenimento.

Entenda porque a cultura negra deve ganhar mais espaço dentro das histórias em quadrinhos.

Histórias em quadrinhos da cultura negra

Os verdadeiros heróis

Quando pensamos nos heróis dos quadrinhos comumente em nossas cabeças vem o nome de personagens como Mulher Maravilha, Super Homem e raramente conseguimos identificar heróis negros nessas histórias.

Apesar de ignorada, os quadrinhos têm muito a contar. As pessoas precisam saber quem foi Zumbi dos Palmares e porque a sua luta tinha importância.

Também precisam saber quem de fato conseguiu construir não só o Brasil, mas também outros países.

O sangue negro está espalhado pelo mundo, e da sua dor e exploração, construíram-se grandes impérios e acumularam-se grandes fortunas.

O conceito precisa ser mudado, os verdadeiros heróis não devem serem vistos como apenas aqueles que possuem superpoderes, afinal de contas, qualquer pessoa que possua superpoderes é capaz de fazer coisas incríveis.

No entanto, somente um povo de garra, que sonha e que tem esperança como o povo negro é capaz de fazer o impossível mesmo sem superpoderes.

A contribuição religiosa

A cultura negra também traz grandes contribuições religiosas que muitas vezes, são vistas como ruins.

Contudo, essa parte espiritual, assim como na mitologia grega, também pode fazer parte dos quadrinhos, mostrando, na visão das divindades como Oxum e Oxalá como surgiu o mundo.

Trata-se da inserção do novo para pessoas que ignoram a quão rica pode ser essa histórias.

Histórias em quadrinhos da cultura negra

A contribuição artística

A contribuição artística da cultura negra dentro dos quadrinhos também deve ser retratada de maneira adequada.

Assim, a origem da capoeira pode ser contada de maneira divertida, o samba pode ser elucidado com personagens bem desenvolvidos, e o maculelê pode ser retratado com o respeito que merece.

As pessoas então aprenderam o quantas coisas boas a cultura negra trouxe para a nossa história e ao invés de tentar segrega-la vão contar quantos benefícios ela trouxe para o mundo e as pessoas que o cercam.

Agnes Adusumilli – Cultura Alternativa

Hospedagens para encontrar o personagem de história em quadrinhos