Home office: os benefícios de ter um amiguinho pet durante o trabalho

Pet durante o trabalho - Cultura Alterenativa

Pet durante o trabalho

Home office: os benefícios de ter um amiguinho pet durante o trabalho

Muitas empresas que adotaram o modelo de trabalho, conta com diversos colaboradores que aumentaram a família pet na pandemia

Na contramão da crise sanitária e econômica pela qual o Brasil passa desde o início da pandemia, o mercado de itens para pets, assim como a população pet, cresceu no mundo todo em 2020, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB).

Muito desse cenário foi impulsionado pelo maior tempo que as pessoas ficam em casa, especialmente no home office, observando os benefícios do pet em casa durante o trabalho remoto.

Pet durante o trabalho

Exemplos desse aumento são alguns colaboradores da DISYS Brasil – multinacional que atualmente conta com 70% do quadro de funcionários em home office – e que fazem parte desse crescimento da família pet durante o isolamento social.

No trabalho remoto desde março do ano passado, Adriano de Castro Benatto Paul, Analista de Dados, já possuía dois gatos e adotou um terceiro em 2020.

“Passando mais tempo em casa, eu consigo dar mais atenção a todos. Sempre algum deles está por perto, no colo ou passando em frente à câmera”, conta Adriano.

Dentro do crescimento anual de 2020, comparado ao de 2019, a população de felinos foi a que mais aumentou no mundo; seguida pelos cães, de acordo com o Instituto Pet Brasil.

pet durante o trabalho - Cultura Alternativa

Pet durante o trabalho

Assim como Adriano, Marcus Vinicius Santana Lopes, também adotou o gato Zuba durante a pandemia. Ele, que já tinha a Dora e a Malu, duas cachorrinhas, resolveu aumentar a família.

“Como moro sozinho, acredito que a companhia que eles nos fazem é bastante saudável e divertida, da mesma forma que, com o tempo que eu passo com eles, também diminui a ansiedade e o estresse dos pets”, comenta.

Além da companhia, os benefícios de ter um animal de estimação enquanto trabalha pode ser ainda maior: com mais qualidade de vida, menos estresse, mais produtividade, além de, claro, passar mais tempo com esses amiguinhos.

“O corpo percebe uma clara redução do estresse, uma vez que os animais de estimação trazem um afeto imenso, mesmo quando não podemos estar juntos, eles estão ali, prontos para nos encher de carinho”, explica Lais Pabriça Santos Rosa, que também conta com a presença da sua cachorrinha Joana no trabalho remoto.

  • Adoção de animais

    Adoção de animais – Troque o D de doação pelo B de boa ação

    Adoção de animais deixa a vida do tutor mais equilibrada e feliz O lema “troque o D de doação pelo B de boa ação” a cada edição se fortalece, provando que é possível ajudar os animais, adotando um cão ou gato, e, ainda, prestar uma homenagem concreta a São Francisco de Assis. “Aproveitar cada minuto […]

Pet durante o trabalho

Outro benefício sentido por Marcus é aprender diariamente sobre cuidado, amor e responsabilidade, além de ser uma parte divertida do dia a dia. “Acho que a simplicidade com que eles se entendem deveria nos ensinar bastante a ter uma vida mais leve”, destaca.

Agora, se alguém ficou com alguma dúvida sobre os benefícios de ter uma nova companhia durante o home office, Adriano traz outro ponto considerado importante: quando um amiguinho é adotado por uma família, abre espaço para que um novo animal possa ser recolhido e ajudado, reforçando a importância do trabalho de ONGs que resgatam animais e de protetores que fazem lar temporário para vários animais encontrados na rua.

“Mas se por acaso você não tem condições de adotar um animal agora, pode sempre contribuir com alguma delas e com o trabalho que elas fazem”, aconselha Adriano.

O país, em 2019, possuía mais de 370 ONGs protetoras, contabilizando mais de 170 mil animais sob a tutela dessas organizações, conforme os números do IPB.

home office | Pet | TRABALHO