I FESTIVAL CARIOCA DOS LIVROS
EDITORAS SE JUNTAM EM EVENTO INÉDITO NO RIO E OFERECEM 50% DE DESCONTO EM SEUS LIVROS
Nos dias 3, 4 e 5 de agosto , o Rio de Janeiro vai receber um evento inédito na cidade: Cerca de 70 editoras oferecem 50% de desconto sobre o valor de mercado dos seus títulos.
Serão 10 horas diárias com a participação de autores em mesas de debates, lançamentos e atividades ligadas ao universo literário.
Durante os 3 dias, além de editoras oferecendo descontos atraentes, sebos com livros fora de catálogo e raridades, lançamentos, bate-papo com autores , o festival ainda terá cervejarias artesanais e muita comida boa.
Esse tipo de evento já acontece com sucesso em São Paulo (a Festa dos Livros da USP já está na décima nona edição) e aqui no Rio será realizado no Galpão do Rio, no Santo Cristo, um ponto de fácil acesso para quem vem das zonas norte, sul, de Niterói e do grande Rio em geral.
I FESTIVAL CARIOCA DOS LIVROS – Editoras
Essa é uma oportunidade para que pequenas editoras de pequeno e médio porte possam expor seus catálogos lado a lado de editoras que publicam best sellers.
E o público só tem a ganhar. Editoras que encontraram seu lugar no mercado voltando-se para nichos específicos como a METANOIA (LGBT) e a MALÊ (cultura negra) vão fazer a festa dos leitores.
Outra participante é a LIVRARIA FRANCESA, que vende livros no idioma francês, e por serem importados são sempre mais caros, vai vender seu catálogo pela metade do preço.
A autora e poeta Lívia Natália, vencedora do prêmio APCA 2017 (Associação Paulista de Críticos de Arte) no segmento de poesia , pelo livro “Dia Bonito Para Chover” (editora Malê) será a presença literária que encerrará a primeira edição do evento no domingo.
Além das editoras, dentro do I FESTIVAL CARIOCA DOS LIVROS, estará presente o AGÁQUÊS, que traz para o evento um espaço com 40 dos novos autores do quadrinho independente nacional!
O público, além de conhecer o trabalho e poder adquirir as revistas com desenhos exclusivos de cada um desses criadores, também poderá participar dos debates e curtir uma exposição em homenagem às HQs brasileiras.
A AGÁQUÊS terá uma exposição temática: (40 impressões tamanho A3) em cima dos/das personagens NACIONAIS mais queridos/as por cada um para fazer valer o nome AGÁQUÊS , como Mônica, Pipa, Rê Bordosa, Radical Chic, Garota Siririca, Magali, O Pato, Pagu Comics.
Literatura Brasileira – história, escritores, obras, resumo, períodos
MESAS de DEBATES & PALESTRAS:
3 de agosto (sexta)
13:00hs: QUADRINHOS, REPRESENTATIVIDADE & CENSURA
(debate sobre os personagens de HQs que representam o público)
Renato Lima ; ilustrador e quadrinista
15:00hs: TRAGÉDIAS COTIDIANAS
(debate sobre os fatos trágicos do nosso dia a dia que passam despercebidos pelo volume de informações.
Esse excesso tende a deixar as pessoas imunes à crueldade. Relembrando tragédias que marcaram a história da cidade, como a “Fera da Penha” nos anos 60)
Sérgio Tavares: mediador
Alex Andrade: debatedor
Carlos Eduardo Pereira: debatedor
17:00hs: A LITERATURA LGBT COMO RESISTÊNCIA CULTURAL
André Sena: debatedor
Jaqueline Gomes de Jesus: debatedora
Sérgio Viula: debatedor
19:00hs: 25 ANOS DE JURASSIC PARK E A FORÇA MIGRATÓRIA DA LITERATURA PARA A CULTURA POP
(em 2018 o filme JURASSIC PARK completa 25 anos. Este não é o primeiro e nem o último exemplo de uma obra literária que se torna uma fanquia bilionária e alcança o status de pop. Como ocorre essa migração e quais outras obras passaram por isso é o tema do debate.)
Guilherme Infante: debatedor
Paulo Márcio Esper: debatedor
4 de agosto (sábado)
13:00hs: O CINEMA DESCOBRE O QUADRINHO NACIONAL
(O DOUTRINADOR, quadrinho brasileiro é filmado e estréia em setembro. Como o cinema nacional está tratando as HQs brasileiras e o porque dessa descoberta tardia)
Luciano Cunha (autor): palestrante
15:00hs: SEXUALIDADE E ANTROPOLOGIA
Maria Elvira Diaz-Benitez (PPGAS\Museu Nacional, UFRJ): mediadora
Michel Carvalho: debatedor
Victor Hugo Barreto: debatedor
Bruno Zilli: debatedor
17:00hs: MERCADO EDITORIAL SE SEGMENTA POR NICHOS E SE TORNA VIÁVEL
(em um país de poucos leitores e em crise, editoras independentes buscam em nichos a possibilidade de se estabelecer no setor ao apostar em públicos específicos, estrutura enxuta e tiragens menores)
Wagner Amaro (editora Malê): debatedor
Léa Carvalho( editora Metanoia): debatedora
Rafael Gutierrez (editora Papéis Selvagens): debatedor
19:00hs: OS CAMINHOS DA LITERATURA SCI FI NO BRASIL
Juliana Berlim: debatedora
Ana Rusche: debatedora
5 de agosto (domingo)
13:00hs: OS CAMINHOS DO QUADRINHO INDEPENDENTE
(o advento das redes sociais permitiu que autores criassem uma vitrine para apresentar seus trabalhos aos leitores e profissionais. Um bate-papo sobre mídias sociais, casos de sucesso, formatos,público-alvo e as melhores opções no momento)
Renato Lima: palestrante
15:00hs: TERROR INFANTIL, UM NICHO POUCO EXPLORADO NO PAÍS
(gênero difundido em obras como Goosebumps, Coraline e Miss Peregrine, mas pouco explorado no Brasil, segue ganhando força, adeptos e autores. Quais as características e como funciona o gênero de terror na literatura infantil)
Guilherme Infante: mediador
Juliana Berlim: debatedora
17:00hs: A PRESENÇA FEMININA NEGRA NA LITERATURA
(Como as mulheres negras vem impondo suas narrativas no mercado e o posicionamento das questões negras na literatura)
Criatiane Cândido (sociologa): mediadora
Lívia Natália (autora e poeta): debatedora
Durante os três dias de evento 30 autores lançaram seus livros e haverá um espaço para crianças com atividades e contadores de histórias.
O I FESTIVAL CARIOCA DOS LIVROS é produzido pela COVEN ENTRETENIMENTO, que no mês de março produziu o evento COVER FESTIVAL no mesmo local, com shows covers de U2, Coldplay, Cyndi Lauper e Oasis, entre outros.
SERVIÇO:
evento: I FESTIVAL CARIOCA DOS LIVROS
quando: 3, 4 e 5 de agosto (sexta a domingo)
horário: 10:00hs às 20:00hs
entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada com carteira de estudante ou levando 1 kg de alimento ou produto de higiene a ser doado para asilos)
local: Galpão do Rio – Av Professor Pereira reis, 76, Santo Cristo, RJ