INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DA “RESIDÊNCIA BASE”

A RESIDÊNCIA BASE

A RESIDÊNCIA BASE – Inscrições abertas para a segunda Edição

Programa tem como objetivo promover uma imersão criativa para o desenvolvimento de roteiros cinematográficos, dando visibilidade a novos talentos, recebe inscrições até 23 de junho

Estão abertas as inscrições para o programa RESIDÊNCIA BASE que acontece de 05 a 11 de agosto. O programa gratuito, que estimula o diálogo entre roteiristas promovendo rodas de conversas e consultoria especializada, tem como objetivo desenvolver roteiros cinematográficos dando oportunidade a novos talentos.

A RESIDÊNCIA BASE
A RESIDÊNCIA BASE

Dentre os projetos selecionados para a primeira edição, realizada em 2013, destacam-se “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, e “Pela Janela”, de Caroline Leone.

As inscrições acontecem até o dia 23 de junho, exclusivamente pelo site www.residenciabase.com.

A RESIDÊNCIA BASE

Surgiu a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes em residências artísticas internacionais. Ao proporcionar uma semana de imersão aos participantes, em um espaço de inspiração e em contato com a natureza, amplia-se a experiência criativa.   

Podem participar candidatos de todo o Brasil, que tenha realizado até dois filmes. Além de preencher a ficha de inscrição, é preciso enviar um argumento de longa-metragem de seis a dez páginas.

As inscrições são limitadas a 400 projetos, por isso é importante que os interessados se inscrevam nos primeiros dias. Depois da análise dos inscritos por uma comissão julgadora da RESIDÊNCIA BASE, haverá uma segunda etapa de entrevistas e sete projetos – de ficção, documentário ou animação – serão selecionados.   

Nessa segunda edição da RESIDÊNCIA BASE, seis anos após a primeira, Fernando Sapelli se juntou aos realizadores.

Eles explicam a motivação em continuar com o programa: “estamos vivendo um momento difícil no audiovisual e acreditamos que iniciativas que fortaleçam a base da cadeia são essenciais para a continuidade dos avanços conquistados.

A experiência e resultados da primeira edição confirmam a necessidade dessas iniciativas”.  

Nesta edição, os roteiristas selecionados ficarão hospedados na Pousada Fazenda Maristela (Tremembé), de 5 a 11 de agosto, trabalhando em seus projetos com a consultoria do cineasta Fábio Meira (As Duas Irenes, Bingo). Também receberão convidados como os roteiristas Bráulio Mantovani (Cidade de Deus, Tropa de Elite 2) e Carolina Kotscho (2 Filhos de Francisco, Quebrando o Tabu), que dividirão suas experiências com os participantes.  

A RESIDÊNCIA BASE é um programa realizado com patrocínio do UOL e apoio da Pousada Fazenda Maristela.   

RESIDÊNCIA BASE ANUNCIA PROJETOS SELECIONADOS

Confira os selecionados:
 

A SANTA, de Henrique dos Santos  
Ficção, Roteiro  
Em 1923, numa pequena vila de imigrantes poloneses, um rejeitado padre negro recém-chegado galga sua posição de líder religioso ocupada pela misteriosa Cecília, espírito de uma jovem morta supostamente reencarnada no irmão. Para o padre, uma entidade demoníaca.  

BARRA AZUL, de Susan Kalik  
Ficção, Argumento  
Dois irmãos quebram leis para presentear a mãe com um banho de piscina no Barra Azul.   

CAUDAL, de Gil Chagas e Chris Agnese  
Ficção, Argumento  
Dos campos de mandioca na Amazônia aos campos de futebol em Portugal, uma história de exploração cíclica em que todos são vítimas.   

COMO É QUE É? E TEM SACI COM MAIS DE UM PÉ?, de Belise Mofeoli  
Animação, Argumento  
O príncipe Sacícero Sacilva tem sua legitimidade ao trono da Sacilândia questionada por ter nascido com uma deficiência – ele tem DUAS pernas – e, para provar que pode muito mais do que esperam dele, o jovem saci sai de seu mundo e cai no nosso, onde conhece e se apaixona por Cecília, uma menina per-fe-i- taaaa: ela tem UMA perna!   

O CRIME DO IGUAÇU, de Nina Rosa Sá  
Argumento  
A história real de uma jornalista que investiga um crime de feminicídio numa cidade do interior nos anos 50, irritando a elite local ao produzir uma rádio novela de denúncia.   

PAPAGAIOS, de Douglas Soares  
Ficção, Roteiro  
Curicica, periferia do Rio de Janeiro. Beto e Maninho, dois “papagaios de pirata” da imprensa carioca, usam de diversos artifícios para se tornarem cada vez mais famosos em sua localidade. Um novo e violento plano pode levá-los às manchetes dos principais jornais do país.  

SOJA, de Renan Braga  
Ficção, Roteiro  
Um tímido garoto de 7 anos é adotado por uma família de agricultores justo na época em que uma praga misteriosa atinge a lavoura de seus pais.  

RESIDÊNCIA BASE é um programa realizado com patrocínio do UOL e apoio da Pousada Fazenda Maristela. Dentre os projetos selecionados para a primeira edição, realizada em 2013, destacam-se “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, e “Pela Janela”, de Caroline Leone. Para saber mais sobre a primeira edição: https://vimeo.com/74461065  

Atualizado em 30.07.2019 as 15.29h

Para saber mais sobre a primeira edição:

SERVIÇO  

2ª edição do programa RESIDÊNCIA BASE   

Inscrições: 3 a 23 de junho  

www.residenciabase.com  

Residência Base: 5 a 11 de agosto  

Local: Fazenda Maristela (Tremembé)  

Consultor: Fabio Meira  

Convidados: Bráulio Mantovani e Carolina Kotscho  

Realizadores: Esmir Filho, Fernando Sapelli, Mariana Bastos e Thereza Menezes  

facebook.com/residenciabase

instagram.com/baseresidencia