Pesquisa revela aumento de pedidos de comida por app

Comida por aplicativos - Cultura Alternativa

Comida por aplicativos


Pesquisa revela aumento de pedidos de comida por app durante pandemia


Alternativa permite economizar tempo, afirmam entrevistados

Os pedidos de refeições pela internet ou por aplicativos cresceram durante a pandemia de covid-19.

Quando realizada pelo menos uma vez na semana, essa prática saiu de 40,5% antes da pandemia para 66,1% durante o período de emergência de saúde pública. Se considerados apenas o ato realizado todos os dias, o índice subiu de 14,2% para 22,1%.

Os dados estão na pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agência Edelman e promovida pela empresa PayPal. O estudo analisou o setor de delivery (entregas) de restaurantes no Brasil, tendo como referência dados até este mês.

Para o período pós-pandemia, a pesquisa indica possível queda desse hábito entre os brasileiros, mas, quando considerados os que pretendem continuar com esse hábito diário, o percentual cai de 22,1% para 20%. A estimativa de 57,8% das pessoas ouvidas é manter a prática.

Os meios mais comuns de pagamento para esta modalidade de pedido são cartões de crédito (76,5%) e de débito (64,1%), pix (49,5%), carteiras digitais (31,9%) e pagamento em dinheiro (11,6%).

Entre os entrevistados, 93,5% disseram gostar da experiência, 84% justificaram que fazem uso da alternativa para economizar tempo, 63,9% responderam que preferem pedir comida como forma de evitar o contágio pelo coronavírus e 68,6% manifestaram preocupação com a segurança dos pagamentos online.

“A elevada intenção de manter os hábitos de uso de delivery, mesmo com a reabertura de bares e restaurantes, comprova como a experiência de compra foi positiva para o consumidor”, avalia o chefe de Novos Negócios do PayPal Brasil, Haroldo Vieira.

comida por aplicativos - Cultura Alternativa

Comida por aplicativos

Compras online

A pesquisa também analisou a relação das pessoas com as compras online em geral. Entre os aspectos positivos apontados pelos entrevistados, estão a praticidade (98,3%), o controle dos gastos (89,9%) e o planejamento (87,6%). O smartphone é o aparelho mais usado para compras online (98,6%), seguido pela smart TV (83,1%), pelo notebook (81,9%) e pelo desktop (51%).

Entre as pessoas consultadas, 84,5% disseram comprar pela internet e pagar com meios digitais “frequentemente”, 98,8% afirmaram gostar da experiência, 68,2% responderam que conhecem bem esse tipo de transação; e 31,8% reconheceram que ainda precisam aprender mais.

Metodologia

Foram entrevistados 1 mil homens e mulheres com idades entre 18 e 55 anos que realizaram pelo menos duas compras online no período anterior à pesquisa.

Edição: Nádia Franco

Comida por aplicativos

Os aplicativos são bastante interativos e intuitivos, são fáceis de mexer e muitas vezes interagem com os seus usuários.

Você pode encontrar seu prato digitando o nome ou apenas buscando pratos pelo tipo de comida, por exemplo, você pode digitar: “Hambúrguer”, as plataformas irão buscar todos os restaurantes que servem hambúrguer e que estão cadastradas nele, você ainda conta com a avaliação de pessoas que já compraram anteriormente naquele estabelecimento.

Após comprar você também possui a opção de avaliar o restaurante escolhido. Isso facilita muito quando está em dúvida sobre onde comprar ou pedir comida em um restaurante que não conhece.

Também é possível procurar por restaurantes específicos, caso você já conheça algum, precisa somente colocar o nome do estabelecimento em sua busca.

Outro ponto muito interessante, é possível tirar ou adicionar ingredientes aos seus pedidos, deixando tudo do seu gosto.

Comida por aplicativos

Confere os existentes

Hellofood.

Download: Android | iOS | Windows Phone

iFood.

Download: Android | iOS | Windows Phone

PedidosJá

Download: Android | iOS | Windows Phone

China In Box

Download: Android | iOS | Windows Phone

Optar por compras de alimentos via esses aplicativos é uma inovação do mercado alimentício.

Atualmente as pessoas estão sempre correndo e não possuem tempo para preparar algo para comer, a variedade que os aplicativos proporcionam também é um fator muito forte para a escolha das refeições.

A tendência é cada vez mais essas plataformas expandirem, trazendo novidades e promoções aos seus clientes.

Redação
Cultura Alternativa
Aplicativo | delivery | Gastronomia | sociedade