Ivan Serpa: A Expressão do Concreto

Ivan Serpa A Expressão do Concreto

Ivan Serpa: A Expressão do Concreto

Exposição – CCBB Rio de Janeiro 2020 | Essa retrospectiva é uma oportunidade para se compreender a trajetória de Ivan Serpa, um dos mais importantes mestres da arte no Brasil, revelando as várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica.

Em parceria como Google Arts & Culture, o CCBB disponibilizaram um passeio virtual completo pela mostra.

Ivan Serpa (1923-1973) participou de diversos grupos e tendências artísticas.

Ele é referência obrigatória na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Curadoria: Hélio Márcio Dias Ferreira e Marcus de Lontra Costa

O Ministério da Cidadania e o Banco do Brasil apresentam e patrocinam Ivan Serpa: a expressão do concreto, ampla retrospectiva de um dos artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea brasileira. Após passar pelo Rio de Janeiro, a mostra segue para São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

Ivan Serpa A Expressão do Concreto

A exposição, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira, exibe obras oriundas de diversas coleções das várias fases do pintor abrangendo sua multiplicidade estética e técnica.

Pinturas do período concretista; peças de caráter expressionista, da fase Negra, que o artista preferia denominar crepuscular; obras das fases Op-Erótica, Amazônica, Mangueira e Geomântica revelam um aspecto místico do artista.

Ivan Serpa A Expressão do Concreto
Ivan Serpa A Expressão do Concreto

A trajetória de Serpa, ainda que breve, deixou uma marca significativa na história da arte nacional, graças à sua sensibilidade, liberdade e ousadia.

Ao apresentar este projeto, o CCBB reafirma o seu compromisso com o acesso à arte por meio do trabalho de um dos expoentes do modernismo no país e a sua contribuição para a identidade cultural brasileira. Centro Cultural Banco do Brasil

IVAN SERPA E SUA MULTIPLICIDADE

Depois da Segunda Grande Guerra, o modernismo internacional viu-se diante de um desafio: reconstruir esteticamente o Ocidente utilizando a racionalidade dos processos de seriação industrial, acrescida de sensibilidade humanista e romântica.

No Brasil, surgiu uma talentosa geração no cenário artístico e, entre tantos, desde o início destacou-se o nome de Ivan Serpa, artista e mestre, inquieto criador, protagonista de um movimento concretista que integrou valores internacionais e aspectos particulares da realidade brasileira.

Visite também outros museus virtualmente

Google Arts & Culture – Museus pelo mundo para conhecer online

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) em um tour virtual

Google Arts & Culture – Anne Frank

🎨 Visite pela internet o Museu Arqueológico de Nápoles

🎇 Google Arts & Culture – Museus pelo mundo para conhecer online

🎨 Conheça museus do Ibram que podem ser visitados virtualmente