Jardineira em casa

Plantas que deixarão o seu jardim fabuloso

Se você tem um espaço para um jardim na sua casa, pode-se considerar uma pessoa com sorte.

Um jardim é um ambiente de descanso onde se pode desfrutar da paisagem que um bom projeto de paisagismo pode oferecer.

Por isso, escolher plantas que exigem pouca manutenção, que sejam resistentes às intempéries e mudanças de temperaturas é essencial para ter um jardim sempre perfeito para o seu desfrute.

No livro de idéias de hoje, te apresentamos 14 ideias em que te inspiraram à prática da jardinagem, sem ter que fazer um grande investimento de dinheiro e tempo!

1. Simplicidade

Não é necessário muito trabalho para poder ter um ótimo jardim. Com gramas e pedras é possível criar um desenho no solo jogando com tonalidades e texturas.

Neste projeto podemos ver que os diferentes tipos e tons de pedras formaram um desenho harmônico perfeito para a acomodação dos vasos.

2. Bambu

O bambu pertence à sub-família Bambusoideae e o número de espécies é aproximadamente 1250. É uma planta que cresce muito bem em climas tropicais, sendo ainda que algumas espécies variantes podem resistir muito bem a climas mais frios.

Sua comercialização é bastante explorada e é uma das plantas mais apreciadas pela sua beleza e pelos benefícios que aporta ao ecossistema.

Na imagem a cima, vemos como os maços de bambu foram colocados de modo singular em combinação com outros tipos de plantas.

3. Espada de São Jorge

Esta planta, de folha larga e cor verde escuro, com forma similar a uma espada, é perfeita tanto para ambientes internos como para ambientes externos. Não requer muito espaço e se adapta ao clima tropical.

É uma excelente opção para projetos que optam por utilizar uma grande variedade de plantas, já que a espada de são jorge se acomoda facilmente em qualquer espaço, como podemos ver neste projeto.

4. Cacto

O cacto não é uma planta típica do nosso ecossistema, mas o fato de ser muito resistente a climas quentes e secos faz dessa espécie uma opção muito prática. Além disso, o cacto requere poucos cuidados, por sua capacidade de adaptação e resistência é uma excelente escolha para quem não tem o tempo necessário para a dedicação a jardineira, mas que mesmo assim querer disfrutar de um espaço verde em casa.

5. Hera

É uma planta prática e multifuncional, se adapta com grande facilidade a vários tipos de solos e climas. A hera também é uma planta decorativa perfeita para forragem e normalmente é utilizada para dar vida a paredes e muros.

É abundante em folhagem e pode chegar a medir até 30 metros de altura. Para que alcance o seu esplendor máximo, esta planta deve crescer sobre o abrigo da sombra. Um dado interessante, é que a hera tem propriedades medicinais e é utilizada na indústria cosmética.

6. Buganvilia

Popularmente conhecida como primavera, a buganvília do gênero Bouganvillea é uma planta de clima tropical e mediterrâneo que chega a medir um metro de altura e que pode ser plantada em um vaso ou então estar disposta sobre uma pérgola.

Suas flores de cor amarela, rosa e magenta faz com que seja uma escolha perfeita para dar vida intensa ao jardim a cada primavera. É uma planta que aporta muito por sua beleza, podendo ser a protagonista do seu jardim.

7. Palmeira

palmeira é por excelência uma planta tropical, suas folhas grandes são capazes que causar forte impressão. Nesta imagem podemos apreciar umas das espécies de palmeira, a palmeira jalea.

Essa variação tem folhas largas e arqueadas, e pode alcançar até 6 metros de altura. Quando jovem, a planta pode ser uma escolha perfeita para ambientes interiores, já adultas é mais recomendável nas áreas externa, onde combinada com outros exemplares da mesma espécie pode criar uma acolhedora zona de sombras no seu jardim.

8. Samambaia

Também originárias de clima tropical, as samambaias não possuem flores e necessitam grande quantidade de água para completar o seu ciclo biológico. Podem ser cultivadas tanto em ambientes internos como ambientes externos. Com grande variedade de espécies, no geral as samambaias não se adaptam a temperaturas extremas, nem muito frio nem muito calor, e se a opção é posicionar a samambaia no exterior, o ideal é escolher uma zona que oferece sombra.

9. Árvores frutíferas

As arvores são capazes de oferecer uma decoração muito elegante para os jardins. Altas e frondosas sem dúvidas são ótimas opções para o projeto de seu jardim. Se você quer dar um toque especial, a escolha das árvores aromáticas e frutíferas é uma ótima dica, como por exemplo, as laranjeiras e limeiras.

10. Agapanthus

A agapanthus , ou lírio do Nilo, é uma planta perene e muito cultiva por sua esplendorosa flor de cor azulada. É uma planta muito resistente e são perfeitas para vasos ou jardins.

11. Hortência

Existem aproximadamente 500 espécies de hortênsias, não exigem muito esforço no cultivo e na manutenção e no verão crescem belas flores azuis, rosas e brancas. O período perfeito para serem plantadas é no outono em espaços não muito abrigados de sombra.

12. Lavanda

A lavanda é um arbusto perene e graças sua cor purpura e o delicioso aroma que desprende é uma ótima opção para o seu jardim. Esta planta cresce em clima úmido ou seco, mas necessita de pelo menos 6 horas de luz do sol. Pode ser plantada em vasos ou então diretamente no solo. Outra característica importante são suas propriedades medicinais indicadas para quem necessita relaxar.

13. Arbustos

Os arbustos são muito práticos e perfeitos para o jardim. Caracterizam-se por não serem muito altos e normalmente são utilizados por sua cor verde escura e textura. Também são perfeitos para delimitar espaços, se você deseja criar diferentes ambientes no seu jardim o arbusto é uma ótima opção.

14. Aromáticas

Para aqueles que somente dispõem de um espaço pequeno para o cultivo de plantas, as aromáticas são as ideais. As ervas mais populares são o manjericão, o alecrim e a hortelã, que além de perfumarem o ambiente são utilizadas no preparo de refeições.

Para que cresçam saudáveis e belas necessitam estar localizadas em um ambiente que possam receber muita luz.

Preparado para iniciar o seu projeto de jardim?

Para mais ideais par aos eu jardim clique aqui.

Qual dessas lindas plantas é a sua favorita? Comente!

Fonte homify.