Julho Verde é dedicado à conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde

Julho Verde é dedicado à conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Anualmente são detectados 41 mil novos casos, o diagnóstico tardio é o maior desafio para a cura.

No próximo dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente, são detectados cerca de 41 mil novos casos da doença. O Instituto ainda revelou que a maior incidência deste tipo de câncer ocorre em homens na faixa de 60 anos de idade. Entretanto, o câncer é o quinto mais comum também entre as mulheres.

Assim como os demais cânceres, o diagnóstico precoce e a rapidez no início do tratamento são fundamentais para a cura da doença. Este ainda é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos profissionais de saúde.

Leia também – Saiba como a alimentação saudável pode prevenir o câncer de mama

Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnostico tardio, que ocorre em 60% dos casos, podendo deixar sequelas graves no paciente.

Julho Verde

Mas o que é a doença?

Câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da região da cabeça e do pescoço. Embora diferentes tipos de tumores possam se desenvolver nessa região, o carcinoma epidermoide é o mais frequente.

“É preciso ficar alerta aos sintomas. Feridas na boca ou na garganta com difícil cicatrização são indícios de que algo não vai bem.

Além disso, dores na garganta, dificuldade para engolir, sangramentos, rouquidão, nódulos no pescoço entre outros sintomas com tempo superior a 30 dias precisam ser acompanhados”, explica a oncologista Ludmila Thommen.

Além do tabagismo, os tumores de cabeça e pescoço estão relacionados também ao consumo de bebidas alcoólicas e a infecções pelo papilomavírus humano (HPV). O vírus é transmitido principalmente pelas relações sexuais que atinge a pele e as mu cosas.

Julho Verde – Previna-se

·Evite o tabagismo.

·Evite o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

·Vacine-se contra o papilomavírus humano (HPV).

·Use preservativos.

·Mantenha uma boa higiene bucal.

·Consulte-se regularmente com um dentista.

·Tenha uma alimentação equilibrada.