Por que a leitura é fundamental no desenvolvimento das crianças?

Leitura para crianças

Leitura para crianças

A formação de novos leitores começa na infância! Estimule o hábito de leitura nos pequenos para que eles cresçam ainda mais inteligentes

A fase ideal para criar bons hábitos de leitura é com certeza na infância, isso porque, quando crianças, estamos mais abertos a novas descobertas e muitos dos costumes criados neste período costumam durar pelo resto da vida. Além disso, os pequenos dispõem de criatividade e de imaginação mais afloradas, o que contribui para imersão e desenvoltura exemplar na interação com livros.

Leitura para crianças

O hábito da leitura também é importante porque à medida que as crianças vão crescendo, terão o intelecto mais apurado e o senso de opinião própria bem definido. Afinal, quem tem o hábito de ler aprende mais, tornando-se um cidadão muito mais crítico e consciente.

É fundamental que nessa fase os pequenos sejam estimulados com leituras que sejam adequadas à sua idade. Aliás, os temas precisam ter sinergia com suas preferências e curiosidades, assim a aproximação com o conteúdo fica ainda maior.

Com o passar dos anos os títulos lidos podem se tornar mais desafiadores, trazendo conhecimento, informação e, com isso, influenciando de forma positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. O vocabulário também acaba sendo ampliado com as muitas palavras que são aprendidas.

A participação da família é primordial! É importante ler junto, tirar dúvidas, esclarecer palavras e ajudar com a interpretação de texto, mas sempre deixando o pequeno livre na própria interação com o conteúdo.

Abaixo estão algumas sugestões de títulos de Animados Zoo, marca de biscoitos e bolinhos da Richester, para que a criançada inicie essa experiência que é viver e estar imerso na história de um livro.

  • O pequeno príncipe;
  • A revolução dos Bichos (edição especial infantil);
  • Frida Kahlo: para meninas e meninos 2° edição;
  • Menino Drummond;
  • Crianças do Brasil: suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos;
  • Peter Pan;
  • O menino maluquinho.