Lupicínio Rodrigues ganha Doodle em aniversário de 105 anos

Lupicínio Rodrigues ganha Doodle

Lupicínio Rodrigues ganha Doodle do Google em celebração ao 105º aniversário

O Doodle de hoje celebra o compositor e cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues, cujas canções sentimentais tornaram seu nome sinônimo do gênero musical samba-canção, também conhecido como samba triste ou “samba triste”.

Lupicínio Rodrigues ganha Doodle

Lupicínio Rodrigues ganha Doodle

Lupicínio Rodrigues faria 105 anos nesta segunda-feira (16). O Doodle na página inicial do Google homenageia o artista com a ilustração do sambista com o microfone na mão, substituindo as letras “oo” da logo do buscador.

Nascido neste dia em 1914 na cidade de Porto Alegre, Rodrigues era um mestre da música dor-de-cotovelo – que literalmente se traduz como “música da dor do cotovelo” ou músicas que expressam mágoa.

Lupicínio Rodrigues – Vida

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em um bairro pobre da cidade, a Ilhota, no dia 16 de setembro de 1914.

Seus pais, Francisco e Abigail, tiveram 21 filhos – e Lupicínio foi o quarto. Francisco era funcionário público e mandou Lupicínio para a escola logo aos cinco anos de idade.

Dizem que o menino se distraía muito cantando na sala de aula e que, por essa razão, teve de parar os estudos, para retomá-los dois anos mais tarde.

Lupicínio Rodrigues – Obra

A partir das décadas de 40 e 50, seu trabalho foi gravado pelos vocalistas mais populares do Brasil, incluindo Francisco Alves, Orlando Silva, Linda Batista, Nora Ney, Elza Soares, Gilberto Gil e Jamelão – que eventualmente gravaram um álbum inteiro composições.

Questionado sobre a inspiração para seus contos de ciúme, traição e amor perdido, Rodrigues respondeu: “minha vida”. Um livro de memórias da família o citou dizendo: “Sofro muito nas mãos das mulheres, porque sou tão sentimental, mas também fiz fortunas com o elas fazem comigo.”

Fontes

Google

BIOGRAFIAS

Redação do Cultura Alternativa

Acompanhe as noticias no site do Cultura Alternativa