Micro Ecossistema Urbano

Micro Ecossistema Urbano

Micro Ecossistema Urbano

I.O que é o Espaço?

Histórico

É uma área de 3,80 m por 11 m, que foi revitalizada e transformada em horta orgânica de ervas medicinais e condimentos. O trabalho de limpeza e tratamento da terra durou um ano, de 2006 até 2007. Em julho de 2007 já realizávamos colheita e doação à comunidade.

Nesse ano ocorreram as primeiras reportagens sobre esta iniciativa por estudantes do CEUB e editores do Correio Brasiliense e do Jornal da Asa Norte.

A horta passou a receber grande fluxo de pessoas, para conhecer o projeto, usufruir e participar dele. Passamos a realizar ótimo e constante relacionamento com os visitantes, que se cadastravam como amigos da Horta. Percebíamos o aumento do interesse e respeito pelo local e pelo trabalho. No entanto, ainda em 2007 e depois em 2009, vizinhos depredaram a horta. O Grupo Amigos da Horta providenciou um abaixo assinado e levou às autoridades.

A Prefeitura da 713 Norte, onde funciona o projeto, esteve desativada até 2019, mas a Quadra sempre foi conhecida por causa da Horta. Muitas reportagens foram e ainda estão sendo realizadas. (Podemos citar UNBTV, CB, TV Câmera, TV Justiça, Rede Globo, Blogs, Portais, Jornais de outros Estados e do exterior como Estados Unidos, Portugal, Itália e Alemanha (recente).

Micro Ecossistema Urbano

II. Como Funciona?

Os procedimentos são padrões: adubar, plantar, limpar, regar, colher e doar, realizar rotatividade de cultura, manter e ampliar o acervo de mais de 100 espécies. Reciclamos embalagens, realizamos pesquisas e divulgação das características e benefícios de cada espécie e contribuímos para a criação de novos espaços.

Há também o cuidado com a preservação dos pequenos animais silvestres que frequentam o local livremente. Produzimos húmus com as sobras orgânicas da residência. Economizamos água, otimizamos e decoramos a Horta. Recebemos cerca de 20 pessoas/dia em busca de informações e tratamentos naturais.

O manuseio é exercido por mim e quinzenalmente com a ajuda de um técnico agrícola contratado.   Há espaço cultural e de inteiração entre visitantes e conosco. A convite participamos de palestras, oficinas, entrevistas, feiras de ciências em escolas e projetos sociais.

III – Projetos que dependem de apoio institucional e técnico:

Instalação de reservatórios para Coleta de água das chuvas para irrigação;

Isenção ou redução da taxa de esgoto do cálculo da tarifa de água potável das residências ou condomínios que mantem a horta (CAESB);

Projeto paisagístico padronizado e institucionalizado (EMATER);

 Implantação de centenas de Hortas Urbanas semelhantes no Plano Piloto e Cidades Satélites.

Micro Ecossistema Urbano

IV- Resultados Alcançados/Almejados:

Redução significativa do volume do lixo na área urbana; reciclagem de vidros e plásticos.

Revitalização dos terrenos contíguos às residências: diminuição de erosões e outros benefícios à saúde de humanos e animais silvestres;

Colheita manual e utilização doméstica imediata das plantas;

Conscientização ambiental e transmissão das técnicas agrícolas à população em geral (aulas práticas);

Formação de profissionais em agricultura urbana e compostagem (SENAR);

Redução da contaminação dos mananciais, do entupimento de bueiros e de alagamentos de ruas;

 Redução da incidência de mosquitos da dengue e de outros insetos como ratos, baratas, formigas;

Redução/substituição de “containers”. Fixação de lixeiras (ver sistema de coleta em outros países); 

Melhoria das condições de trabalho dos lixeiros catadores de lixo (explorar melhor);

Economia/redirecionamento da mão de obra que se ocupa com a manutenção dessas áreas públicas (NOVACAP/SLU).

sandra fayadSandra Fayad

Assessoria de Imprensa