Vacinação contra covid-19 - Site Cultura Alternativa

Ministério da Saúde lança ‘bot’ no WhatsApp para tirar dúvidas sobre vacinas

Ministério da Saúde lança assistente virtual no WhatsApp com informações oficiais sobre a vacinação

Ferramenta vai disponibilizar conteúdos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares sobre saúde

Um novo canal de comunicação vai ajudar a esclarecer dúvidas de brasileiros e brasileiras sobre vacinação.

O chatbot, que é um assistente virtual no WhatsApp, foi lançado nesta segunda (4) pelo Ministério da Saúde e vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na área da saúde.

A ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, ação inédita e interministerial que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização.

A plataforma também vai oferecer conteúdos como o horário de funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS e de que forma esses serviços facilitam o acesso à vacina.

As interações com o chatbot são gratuitas e estão disponíveis a qualquer hora. Para acessar o novo canal, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone.

Ministério da Saúde lança assistente virtual no WhatsApp

Na prática, o assistente virtual tem o papel de facilitar o acesso a informações confiáveis sobre a vacinação e iniciativas do governo federal na área da saúde.

Após adicionar o contato na agenda, será possível interagir pelo WhatsApp. Quando o usuário enviar a primeira mensagem, um menu vai disponibilizar quatro opções para escolha:

Vacinação: informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses;
Informações sobre as vacinas: principais características, benefícios e importância;
Combate à desinformação: para desmentir fake news sobre vacinas; além de perguntas e respostas, o chatbot também disponibiliza um quiz para quem quiser testar os conhecimentos.

O assistente virtual trará, então, conteúdo explicativo na tela para o usuário. Para de evitar a propagação de fake news ou, ainda, que o cidadão se informe por meio de canais não oficiais, todas as informações e dados disponibilizados pelo chatbot terão como fonte o Ministério da Saúde.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vacina e água potável são os grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da mortalidade infantil.

SAIBA ➕ MAIS

Ministério da Saúde lança assistente virtual no WhatsApp

“De que adianta o grande desenvolvimento científico, tecnológico e o avanço que representa a vacina se junto não tivermos uma política de vacinação? Essas são políticas integradas, que caminham juntas. Estamos unindo esforços, gestores, parceiros, ministros de estado, conselheiros, comunidade, academia, cidadão, jovens, lideranças religiosas, numa frente única e forte de combate à desinformação para fazer Saúde com Ciência”, ressalta.

O programa Saúde com Ciência uma iniciativa inédita do governo federal em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.

Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o Saúde com Ciência é composto por cinco pilares, que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização.

O programa prevê, ainda, ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de desinformação em saúde de maneira preventiva.

Nesse contexto, o novo chatbot é um importante espaço para que os usuários enviem temas e dúvidas.

A partir das informações recebidas, o Ministério da Saúde vai emitir alertas e análises sobre desinformações identificadas, que serão publicadas no portal do programa, nos perfis de redes sociais do governo federal e atualizadas no próprio chatbot.

Com informações Ministério da Saúde

Cultura Alternativa

One thought on “Ministério da Saúde lança ‘bot’ no WhatsApp para tirar dúvidas sobre vacinas

  1. Pingback: Delivery do lar: serviços domésticos para pedir sem sair de casa

Comentários não permitidos.