Mostra fotográfica com fotos inéditas valoriza futebol candango

Esta é a segunda mostra do mais novo espaço cultural do Distrito Federal

 

 Em um momento em que os brasilienses discutem como aproveitar melhor o Estádio Nacional Mané Garrincha, uma exposição de fotografias é reeditada em Brasília, com imagens inéditas, para manter vivo o debate e, ao mesmo tempo, valorizar o futebol praticado no Distrito Federal.

No dia 28 de maio, o fotógrafo Luiz Alberto Cortes Silva ou ‘Beto Barata’ abre a nova temporada do projeto ‘Vamos Jogar Bola’, que fez muito sucesso no período da Copa do Mundo de Futebol, há cerca de um ano. A mostra estará abrigada no novo Espaço Cultural ION, recém-inaugurado na Quadra 601 Norte de Brasília, até o dia 30 de junho, com entrada gratuita e aberta todos os dias, de 09h às18h.

Esta será a segunda exposição do Espaço Cultural ION, um empreendimento original de três grandes incorporadoras do DF: Villela e Carvalho, JCGontijo e ECAP Engenharia. Até dezembro, o espaço receberá uma mostra cultural diferente por mês. A iniciativa das três empresas de dividir a área do estande de vendas do edifício ION com um espaço cultural garante ao DF mais uma oportunidade para estimular a produção cultural, em um local nobre, a poucos metros da Esplanada dos Ministérios. A ação das três construtoras veio em boa hora, em razão de alguns espaços culturais importantes estarem fechados em Brasília.

Vernissage com fotos inéditas
A vernissage do ‘Vamos Jogar Bola’ está marcada para às 18h de 28 de maio no Espaço ION. Serão expostas 24 fotos em preto e branco, montadas em molduras de madeira e vidro.

Beto Barata produziu fotos inéditas para esta nova edição do projeto ‘Vamos Jogar Bola’. Suas imagens representam uma documentação fotográfica – histórica – sobre o futebol não profissional do Distrito Federal. A iniciativa partiu da ideia de se registrar e divulgar esta atividade esportiva que é considerada patrimônio cultural e imaterial do Brasil e estápresente na vida de muitos brasilienses em todo o DF.

À época da Copa, em 2014, as fotos foram editadas em um livro fotográfico, distribuído gratuitamente em todas as bibliotecas e escolas públicas de Brasília via Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Ficha Técnica
‘Vamos Jogar Bola’ – fotos inéditas
Espaço Cultural ION – Quadra 601 Norte de Brasília (acesso pela Via L-2 Norte)
Vernissage: 28 de maio, 18:00 às 22:00h
Acesso gratuito todos os dias até 30 de junho de 2015
Horário da exposição: 09 h às 18 h

Saiba mais sobre Beto Barata
Beto completa este ano dezenove anos de profissão e atuou em vários veículos de comunicação, nacionais e internacionais. Em 2010 foi convidado a fazer parte do acervo permanente da galeria de fotografias Fine Art, ‘A Casa da Luz Vermelha’, de propriedade do fotógrafo Kazuo Okubo. Atualmente faz trabalhos para várias agências e publicações.