O mundo dos sintetizadores criados pelo músico Arthur Joly é o tema de ˜Recosynth˜, exposição que estreia nesta terça-feira (dia 3 de abril) no Red Bull Station.
Como parte da programação do Red Bull Music Pulso 2018, a mostra exibe diversas máquinas criadas nos últimos anos pelo artista, vídeos de performances ao vivo e o documentário “Out of Frame – Arthur Joly”, que desvenda a relação do artista com o universo de criação de seus synths, produzido pela Red Bull TV.
Músico autodidata e DIY, Joly construiu seu primeiro instrumento no fim dos anos 2000.
Apaixonado por música eletrônica desde criança, ele comprou placas para montar uma pequena drum machine pela internet e, em pouco tempo, criar máquinas do zero virou seu principal hobby. Não à toa, já ostentou uma coleção que chegou a contar com mais de 70 sintetizadores, todos amontoados em seu estúdio.
Para ˜Recosynth˜, Joly escolheu nove synths, cada um com uma peculiaridade. ˜Há synths meus espalhados por muitos lugares do Brasil, então é sempre difícil reuni-los num lugar só. Mas conseguimos encarar o desafio e juntar algumas das máquinas mais novas que criei˜, diz.
Um dos destaques é o The Groove Synth Machine, sintetizador criado em 2017 para ser uma estação de produção musical capaz de registrar as criações direto em um disco de vinil, o único do mundo com essa característica.
Já o Recodrum é um synth inédito, finalizado para a mostra e inspirado em uma das baterias eletrônicas clássicas que o músico mais ama, a Roland TR 808.
Os visitantes poderão conferir um pouco do universo das máquinas fantásticas de Joly, bem como ouvir músicas criadas com os sintetizadores. Além disso, será possível assistir a vídeos de apresentações ao vivo do músico em ação e conferir sua história no documentário “Out of Frame – Arthur Joly˜, produzido pela Red Bull TV, que você pode ver aqui.
SERVIÇO:
Data: de 4/4 a 28/4
Horário: Terça a sexta, das 11h às 20h. Sábado, das 11h às 19h
Local: Red Bull Station – galeria principal
Entrada gratuita
Classificação: Livre