Motivos para visitar o Jalapão

Cachoeiras no Jalapão

Região do parque estadual do Tocantins concentra uma diversidade de cenários, com rios, cachoeiras, vastas dunas de areia e cânions

Um dos principais destinos de férias para quem busca contato com a natureza quase intacta e aventura é o Parque Estadual do Jalapão (TO).

A região concentra uma diversidade de cenários, com rios, cachoeiras, vastas dunas de areia e cânions.

O governo local tem investido em infraestrutura, como pavimentação e preservação ambiental, para melhorar a experiência dos turistas.

Confira o que você vai encontrar quando visitar o Jalapão:

Jalapão

1. Se encantar pelas dunas

Com mais de 40 metros de altura, as dunas de areia do Jalapão rendem passeios emocionantes. A paisagem ainda é formada por oásis de água quente e pés de buritis.

2. Se refrescar na Cachoeira Velha

A queda d’água tem 15 metros de altura e cem de largura. Os turistas podem observar a cachoeira a partir do mirante, já que o grande volume de água é perigoso para banhos. Do alto, o recorte da cachoeira lembra o mapa do Brasil.

Cachoeiras no Jalapão no Tocantins

3. Aproveitar as águas esverdeadas da Cachoeira do Formiga

O rio que alimenta a região dá nome à cachoeira. Além das águas cristalinas, os visitantes ainda ficam em contato com vegetação remanescente de Mata Atlântica.

4. Flutuar nos fervedouros

Esses locais são nascentes onde os turistas que insistem em submergir nas águas não conseguem: os fervedouros que brotam da terra impedem que os banhistas afundem.

SAIBA MAIS

Roteiro de viagem pelo Jalapão

5. Adquirir o artesanato de capim dourado

A planta é típica da região e serve de matéria-prima para a confecção de itens de decoração e semijoias.

6. Conhecer a comunidade quilombola de Mateiros

Os moradores do Povoado de Mumbuca, a 310 quilômetros de Palmas, são os responsáveis pela produção de artigos de capim dourado.

Eles fazem parte de uma comunidade quilombola, reconhecida pela Fundação Palmares. Em setembro, há a festa popular em comemoração à colheita do capim.

Com Informações do Ministério do Turismo.

Cultura Alternativa