Jon Fosse

Prémio Nobel da Literatura 2023 – Jon Fosse

O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído ao escritor norueguês Jon Fosse, de 64 anos, “pelas suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

Seus trabalhos incluem a série de romances Septologia , Aliss at the Fire, Melancholy e A Shining.

“Sua enorme obra, abrangendo uma variedade de gêneros, compreende cerca de 40 peças e uma riqueza de romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções”, disse Anders Olsson, presidente do comitê do Nobel de literatura.

“Fosse combina o enraizamento na linguagem e na natureza de sua formação norueguesa com técnicas artísticas na esteira do modernismo.”

“Estou sobrecarregado e um pouco assustado. Vejo isso como um prêmio à literatura que, antes de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações”, disse Fosse em comunicado.

Nobel de Literatura

Ele também disse à emissora pública norueguesa NRK que estava “surpreso, mas também não” por ter vencido. “Faço parte da discussão há 10 anos e me preparei cada vez menos provisoriamente para que isso pudesse acontecer”, disse ele.

Jacques Testard, editor de ficção de Fosse, disse ao ouvir a notícia: “Ele é um escritor excepcional, que conseguiu encontrar uma forma totalmente única de escrever ficção.

Como disse recentemente sua editora norueguesa, Cecilie Seiness, em uma entrevista: se você abrir qualquer livro de Jon e ler algumas linhas, ele não poderá ter sido escrito por outra pessoa.

“Sua ficção é encantatória, mística e enraizada na paisagem dos fiordes ocidentais onde ele cresceu”, acrescentou Testard. “

É muito importante lembrar que ele escreve em Nynorsk ou Novo Norueguês, uma língua minoritária na Noruega, um ato político em si. Ele também é um dramaturgo e poeta excepcional. Ele tem uma mente incrível e isso não poderia ter acontecido com uma pessoa melhor.”


AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cultura Alternativa