Paixão de Cristo de Nova Jerusalém o maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil.
Realizada desde 1968, no que é conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, a apresentação atrai, durante a Semana Santa, cerca de 70 mil pessoas do mundo todo que se emocionam com uma belíssima encenação realizada em magníficos cenários
Por sua singularidade e grandiosidade, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é fascinante. Atração para o público de todas as idades, o espetáculo emociona com uma dramatização impactante associada a um visual deslumbrante e recheado de efeitos especiais.
A peça teatral, que conta a história de Jesus, é encenada em uma cidade-teatro com nove palcos-plateia localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife.
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Realizada desde 1968, no que é conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, a apresentação atrai, durante a Semana Santa, cerca de 70 mil pessoas do mundo todo que se emocionam com uma belíssima encenação realizada em magníficos cenários de cores vivas e concepção única criada por artistas pernambucanos.
Imersos nesse ambiente mágico da cidade-teatro, os espectadores são contagiados pela emoção que brota da história mais marcante da humanidade que, na peça, tem início com a cena do Ser- mão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Jesus aos céus.
Para a temporada de 2025, que ocorrerá de 12 a 20 de abril, o espetáculo contará com um elenco estelar.
O papel de Jesus será interpretado por José Loreto, enquanto Letícia Sabatella dará vida a Maria. Leopoldo Pacheco assumirá o papel de Pilatos e Werner Schünemann interpretará o Rei Herodes ao lado de Luana Cavalcante como a Rainha Herodíades.
Além do elenco principal, a apresentação envolve cerca de 50 artistas pernambucanos de grande talento e cerca de 400 figurantes da vila de Fazenda Nova. A encenação deste ano trará de volta a personagem Verônica que, na cena da Via Sacra, enxuga o rosto de Jesus com um véu.
A intérprete será a atriz pernambucana Angélica Zenith. Em 1993, último ano em que a personagem fez parte na trama, o papel foi vivido por Letícia Sabatella.
A qualidade dramática e toda a emoção que marcam o espetáculo é resultado da direção artística de Lúcio Lombardi, com a assistência especial de Alberto Brigadeiro.
Além disso, nos bastidores, uma equipe de 600 profissionais, incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, maquiadores e camareiras dão o suporte necessário para garantir todo o brilhantismo que é visto nos palcos.
Todo esse trabalho tem a coordenação geral de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova.
site oficial www.novajerusalem.com.br.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
NOVA JERUSALÉM
A cidade teatro de Nova Jerusalém, que tem título de patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e do Brasil, é uma verdadeira obra prima inspirada na arquitetura judaica e romana da época de Jesus, que levou 40 anos para ficar pronta.
Inaugurado em 1968, esse monumento foi idealizado e construído por Plínio Pacheco numa área de 100 mil metros quadrados.
Acidade-teatro é cercada por muralhas de pedra granítica de três metros de altura e conta em seu perímetro com 70 torres de sete metros.
Em seu interior, nove palcos-plateia reproduzem cenários naturais, arruados, lagos, jardins e palácios, além do Templo de Jerusalém.
Já na sua inauguração, essa obra fascinou os seus contemporâneos graças à riqueza, ecletismo e ou- sadia de seu plano arquitetônico e decorativo. Para realizá-la, Plínio cercou-se dos melhores artesãos e escultores de sua época.
Essa obra prima logo se tornou o mais grandioso dos teatros à céu aberto do mundo e, de tão magnífica, conquista, até hoje, o coração de todos os amantes da arte que a co- nhecem e vivem em seus espetáculos inigualáveis emoções.

.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
O Cultura Alternativa já esteve presente na cidade TEATRO – BREJO DA MADRE DE DEUS e passa as dicas.
Nova Jerusalém – Onde fica
Localizada a 202 km do Recife
A construção é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, nove palcos, uma muralha de 3.500 m e 70 torres.
Nova Jerusalém – Como chegar
Opções
Distância de outras cidades: Caruaru: 51 km; Campina Grande: 170 km; Recife: 184 km; João Pessoa: 300 km.
Carro – Alugue em Recife e fique à vontade para visitar algumas cidades no percurso.
Nova Jerusalém – Onde ficar
Hospedagem
Nas cercanias do teatro há uma única pousada, onde normalmente os atores ficam hospedados e sendo pequena para a demanda. Ficando a opção de hospedagem nas cidades próximas.
Há várias opções de bate volta de Recife até a cidade teatro sem a necessidade de pernoitar na região agreste.
Nova Jerusalém – Ingresso
Os ingressos comprados pelo SITE
• Para o dia do espetáculo, a venda de ingressos on-line só será possível até as 12h do mesmo dia, no site oficial www.novajerusalem.com.br
Nova Jerusalém – Dicas
Na cidade teatro que possui um terreno irregular, calce sapatos confortáveis, leve um casaquinho pois a brisa é fresca.
Se há dificuldade de locomoção não deixe de ir pois há colaboradores que auxiliam nos traslados em cadeiras de rodas disponíveis ao público presente.
Alimentação, como o espetáculo inicia no entardecer faça um lanche reforçado antes, lá irá encontrar barracas típicas com comida da região. Não há restaurantes.
AGNES ADUSUMILLI
Editora Cultura Alternativa