O Aeroporto de Paris-Orly e transfer para o hotel.

O Aeroporto de Orly está localizado a cerca de 15 km ao sul de Paris e é o segundo maior aeroporto da França, atrás apenas do gigante Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, que também se encontra nos arredores da capital francesa e é um dos principais aeroportos da Europa.

Quando visitei a cidade cheguei pelo Orly, por isso mostro neste post alguns detalhes sobre o aeroporto e falo também sobre as opções de transporte, incluindo uma indicação de transfer privado para ir do aeroporto ao hotel.

O Aeroporto de Paris-Orly é considerado o principal aeroporto doméstico da França, mas também possui diversos voos internacionais para outros países da Europa e de outros continentes, como Ásia, África, América do Norte e América Central.

Não há voos diretros do Orly para aeroportos no Brasil, porém muitos brasileiros chegam a Paris por este aeroporto através de conexões feitas em outros aeroportos da Europa. No meu caso, por exemplo, eu estava em Lisboa e viajei para o Aeroporto de Orly num voo da companhia aérea portuguesa TAP.

Os voos diretos do Brasil para a França são todos para o Aeroporto Charles de Gaulle, que em 2014 foi considerado o segundo aeroporto mais movimentado da Europa e o oitavo do mundo. Comparando os números, o Aeroporto de Orly (código ORY) movimentou 28,8 milhões de passageiros em 2014, enquanto o Aeroporto Charles de Gaulle (código CDG) registrou 68,8 milhões de passageiros.

Em termos de praticidade e distância, é mais tranquilo chegar em Paris pelo Aeroporto de Orly em relação ao Charles de Gaulle, pois o aeroporto não é tão gigante e fica mais próximo ao centro da cidade. É como comparar, por exemplo, os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

O Aeroporto de Orly possui dois terminais: o Terminal Sud (sul) e o Terminal Ouest (oeste). Meus voos da TAP neste aeroporto foram no terminal oeste, onde além da companhia portuguesa também operam empresas como a British Airways, Iberia, Alitalia e Air Europa, entre outras.

As fotos e descrições deste post são todas do terminal oeste, mas todos os serviços e procedimentos mencionados também se aplicam ao terminal sul.

DESEMBARQUE

O desembarque no Aeroporto de Orly é muito tranquilo. Para quem já passou por outro aeroporto da Europa antes, como no meu caso, não há controle de passaporte. Ao sair do avião basta ir direto para o setor de retirada de bagagens.

Foi curioso ver que algumas esteiras do terminal oeste estão localizadas na área pública do desembarque, onde qualquer visitante do aeroporto circula livremente, algo que certamente não daria muito certo aqui no Brasil.

No saguão do desembarque há um guichê de informações turísticas (tourisme information), onde é possível tirar dúvidas e pegar mapas da cidade.

TRANSPORTE

Para se deslocar dos terminais do Aeroporto de Orly para a cidade de Paris há várias opções, como linhas de ônibus do transporte público ou de empresas privadas, acesso às linhas de trem RER que fazem ligação com a rede de metrôs da cidade, além de táxis e empresas que oferecem o transporte particular.

Na minha chegada a Paris eu utilizei um serviço de transfer particular à convite da “França Entre Amigos”, uma agência de turismo local com profissionais brasileiros especializados no ramo.

Quem nos recebeu no aeroporto foi a Izabel, uma brasileira que mora há anos na cidade. Logo que pegamos nossa bagagem ela já nos aguardava no saguão do desembarque e nos levou até o carro. O transporte foi feito numa van da Mercedes muito moderna e confortável. Ao longo do caminho até o nosso hotel, a guia nos falou algumas curiosidades sobre Paris e também nos deu várias dicas interessantes de passeios e restaurantes na região em que estávamos hospedados.

Além do transfer de/para os aeroportos da cidade, a “França Entre Amigos” também oferece diversos tipos passeios para os turistas brasileiros, não só na região de Paris, mas também em outras cidades da França. Para saber mais sobre os passeios e valores, visite o site oficial da agência ou entre em contato com o pessoal através do e-mail contato@francaentreamigos.com.br.

Fonte meusroteirosdeviagem