Os novos hábitos de consumo consciente

Novos hábitos de consumo consciente

Os novos hábitos de consumo consciente: como os clientes estão fazendo compras em meio a pandemia


Consumidores estão cada vez mais interessados em gerar mudanças no mundo, a partir de pequenas ações diárias – como fazer compras


O consumo foi uma das áreas que mais sofreram transformações com a pandemia causada pelo coronavírus.

De acordo com Compre&Confie, a partir das novas necessidades identificadas com o isolamento social, as vendas pela internet cresceram mais de 80% só em abril deste ano.

Além disso, predomina uma reflexão sobre como viver a partir de agora. Dessa forma, tornou-se necessário alterar comportamentos que, até então, eram naturais.

Dentre alguns dos hábitos que o novo consumidor vem adotando, estão os seguintes:

Procurar informações detalhadas

No tempo em casa durante a quarentena, consumidores tiveram a oportunidade de repensar suas necessidades de compra.

Cada vez mais, as motivações são menos focadas no impulso. O consumidor do futuro se interessa pelos detalhes da compra que ele irá realizar.

Para os empreendedores, uma dica é apostar numa comunicação transparente sobre os seus negócios – afinal, os clientes provavelmente já terão pesquisado bastante sobre as empresas em questão.

Conhecer a fundo a empresa

Neste novo cenário, o consumo consciente indica comprar menos, escolher melhor e tentar estender a duração de cada compra.

Para chamar a atenção desse tipo de cliente, as empresas devem apostar na divulgação de informações adicionais, trazendo detalhes do processo de produção, relatos sobre o impacto da marca na sociedade, seu modo de valorizar os colaboradores e a participação em programas sociais.

Fazer uso de peças reutilizadas

De acordo com dados de mercado, como pesquisas realizadas pelo SEBRAE, a procura por brechós vem aumentando nos últimos anos – e o hábito de comprar peças de segunda mão deve se intensificar no futuro. Isso porque o reaproveitamento aumenta a vida útil das peças, evitando o descarte inadequado.

Este é o momento perfeito para fazer uma limpeza no armário e ainda conseguir um dinheiro extra. Separar roupas, sapatos, e outros itens que não estão sendo mais usados e vendê-los pela internet é uma ótima escolha.

Incentivar a economia local

A atenção do novo consumidor para a economia local ganhou destaque, pois é uma saída que mantém o mercado em movimento e gera benefícios para a região. Quanto mais comércios locais, mais oportunidades de novos empregos para a população.

Para as empresas, uma boa forma de manter os negócios em dia é conquistar novos consumidores através da internet.

Usar a tecnologia como facilitadora

O novo consumidor vem apostando em compras que sejam rápidas e seguras. Nesse contexto, a tecnologia torna-se uma aliada, já que os celulares são cada vez mais úteis para facilitar as compras.

Para as empresas, é muito importante estar presente no meio digital – seja com um site, em redes sociais ou através de aplicativos, como o Sicredi Conecta.