Passageiros da LATAM agora podem despachar bagagens

Passageiros LATAM

Passageiros da LATAM agora podem despachar bagagens, por conta própria em aeroportos nacionais

A Latam Airlines Brasil começou hoje a implementação do serviço de autoatendimento para despacho de bagagens em voos nacionais e internacionais.  

A partir de agora os passageiros que embarcam em Brasília poderão fazer o despacho das malas por conta própria. 

A empresa planeja oferecer o serviço em outros aeroportos nos próximos meses, entre eles Guarulhos, próximo a receber o sistema, e Galeão.

O serviço estará habilitado para voos nacionais e internacionais, com exceção dos voos para os Estados Unidos. Com a novidade, a Latam estima reduzir o tempo de despacho de bagagem de aproximadamente 82 segundos a uma média de 40 segundos por passageiro.

Com o novo serviço, o passageiro imprime seu cartão de embarque e etiqueta de bagagem nos quiosques de autoatendimento e segue para o serviço de “Entrega de Bagagem etiquetada” (ou Self Bag Drop) para o despacho da mala, sem a necessidade de passar por balcões de atendimento da companhia. A empresa disponibilizou um passo a passo do serviço neste link.

“Até o fim do próximo ano projetamos estar com mais de 10 aeroportos nacionais já operando com a novidade”, afirma Rafael Walker, diretor de aeroportos da Latam  Brasil

Passageiros LATAM

A tecnologia também reconhece se o passageiro já possui o serviço de despacho de bagagem incluso na tarifa ou já adquirido previamente. 

Caso o cliente possua alguma necessidade de assistência especial, opte por adquirir o serviço de bagagem no aeroporto ou tenha excesso de bagagem, a companhia continuará dispondo de balcões para despacho da mala e a contratação de serviços adicionais, bem como espaços de atendimento exclusivos para clientes prioritários.

A “Entrega de bagagem etiquetada” é tendência na indústria aérea mundial e já está em pleno funcionamento na operação da companhia no Equador e em Londres.

Passageiros LATAM

Confira o passo a passo para fazer o check-in e despachar a sua própria bagagem na LATAM:

1. Para mais autonomia e rapidez no aeroporto, faça o check-in com antecedência no site ou no app LATAM e tenha seu cartão de embarque em mãos.

2. Já no aeroporto, procure a máquina de etiquetagem de bagagens. Elas costumam ficar na área de serviços da companhia. Lá, imprima a etiqueta e coloque-a em uma das alças da mala. Verifique se o peso da bagagem está dentro do limite permitido.

3. Com as malas dentro do peso permitido, etiquetadas e check-in realizado, procure a área de Entrega de Bagagem Etiquetada, uma fila específica, com uma sinalização azul. Certifique-se também de levar somente o número de bagagens que o seu bilhete permite, já que unidades extras não são aceitas nesta fila na hora de despachar.

4. Para despachar, posicione o cartão de embarque no scanner ao lado da esteira e coloque a mala de maior peso sobre ela. Em seguida, aguarde até que a máquina indique o momento certo para a leitura do código de barras que está na etiqueta da bagagem. Quando a mala começar a se mover pela esteira, significa que já é hora de partir para a viagem. Simples! (Em caso de erro ou excesso de peso, dirija-se à fila de assistência, no check-in).

Para mais informações acesse o site da LATAM.