Pesquisa aponta que as pessoas estão lendo mais durante a pandemia

Pesquisa aponta que as pessoas estão lendo mais durante a pandemia

Pesquisa realizada pelo Twitter aponta que 41% das pessoas estão lendo mais durante a pandemia

Análise mostra seis comportamentos e estados de espírito que, ou emergiram, ou foram acelerados por conta do isolamento social imposto pelo surto global da Covid-19

O Twitter quis medir o impacto da pandemia entre os seus usuários durante o primeiro semestre de 2020.

Pesquisa realizada pelo Twitter

A partir de dados colhidos pela própria rede social, a plataforma detectou seis comportamentos e estados de espírito que, ou emergiram, ou foram acelerados por conta do isolamento:

Fisicamente distantes, socialmente conectados;

Explorando a criatividade;

#AsOutrasEpidemias;

Em busca de um novo ritmo;

Carrossel de Emoções;

Consumo contraditório.

O estudo apontou que hobbies como leitura, jardinagem e cozinha apresentaram grande crescimento. Dos participantes do estudo, 41% afirmam estar lendo mais neste período.

Temas como saúde mental, estresse e autocuidado também apresentaram crescimentos importantes.

“Isso mostra como as pessoas vem se sentindo por conta de todo o problema global que estamos passando.

Também houve um crescimento de 13% no uso de palavras ligadas a humor e emoções para se expressar quando comparado ao período pré pandemia”, explicou Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, Marketing Insights e Analytics do Twitter Brasil.

Pesquisa realizada pelo Twitter

Fisicamente distantes, socialmente conectados

Enquanto permanecemos fisicamente distantes das pessoas amadas e de nossos amigos, a verdade é que o distanciamento social nunca existiu – graças a tecnologia nos mantivemos mais socialmente conectados do que nunca.

De chamadas no Zoom para participar de festas remotas ou watchparties para assistir lives de shows, nosso modo de socializar se tornou fundamentalmente digital e alguns desses novos hábitos muito provavelmente irão permanecer além da pandemia.

Implicações para marcas

O que fazer:

Se organize para participações. O novo cenário normalizou as interações online. Crie experiências que ao mesmo tempo entretenham e unam as pessoas.

Acolha a imperfeição. Nós já nos acostumamos a abrir a nossa casa e também entrar na casa de outras pessoas. Um pouco de informalidade e algumas falhas técnicas são perfeitamente normais.

O que não fazer:

Contar com a presença física. Mesmo depois que as restrições de isolamento forem suspensas, é esperado que as pessoas permaneçam bastante ansiosas. Considere que todos os eventos físicos precisarão ter um componente digital forte.

Explorando a criatividade.

Nós testemunhamos as pessoas recorrendo muito a imaginação e a criatividade durante os últimos meses. Para alguns, elas vieram da necessidade de se virar e manter a cabeça saudável. Para outros, elas surgiram do desejo de entreter pessoas.

+30% afirmam estar criando mais conteúdo de vídeo para internet durante o isolamento.

+36% no aumento de conversas relacionadas a ajuda e divulgação de trabalho e perfis de pessoas buscando emprego ou complemento de renda através de alguma atividade extra.

Fonte: Global Web Index, COVID research Wave 5, Brazil 2020 & Brandwatch | Menções sobre “RT para ajudar” e variações, de janeiro a julho 2020