Planejamento Previdenciário – Sandro Schmitz 

Planejamento Previdenciário - Cultura Alternativa

Planejamento Previdenciário: uma medida para garantir mais tranquilidade no futuro

Nos últimos anos a população brasileira tem visto ocorrer diversas modificações na legislação previdenciária de nosso país, tanto em nível federal quanto em nível estadual o que tem provocado uma grande insegurança nas pessoas.

Em decorrência deste fato, a cada nova Reforma da Previdência vemos uma corrida aos órgãos de governo de vários cidadãos para buscarem sua aposentadoria antes da vigência das novas regras, e, em muitos casos descobrem apensa nesse momento que tem pendências a regularizar.

Todavia, existe uma forma de conferir mais previsibilidade à sua aposentadoria futura, assim como garantir mais estabilidade a seus direitos previdenciários. Essa forma é o planejamento previdenciário.

Dá-se o nome de planejamento previdenciário é uma estratégia de análise das informações do contribuinte com o objetivo de determinar o melhor momento para solicitar a concessão de aposentadoria, assim como verificar a situação junto aos órgãos de controle de eventuais pendências que necessitem ser regularizados.

Em outras palavras, o profissional que irá realizar o planejamento irá analisar todos os documentos previdenciários e trabalhistas do cliente para verificar todos os detalhes, se os registros e pagamentos foram feitos, calcular os tempos de contribuição, situações especiais, enfim tudo que possa afetar sua aposentadoria.

Dentre os fatos a ser analisado estão: análise do período contributivo, períodos laborados e não pagos, atividades especiais e comprovação para o INSS.

Por exemplo, havendo períodos não pagos ao INSS o profissional pode regularizar isso junto ao órgão e deixar a situação do beneficiário regular. No caso de servidores públicos temos uma situação bem específica em função de seus estatutos, visto que esses possuem benefícios que se adquirem com o tempo, mas devem ser incorporados por processo específico que, se não cumpridos, não são levados para a aposentadoria. Estes benefícios são analisados no planejamento de servidores públicos.

Após essas etapas é possível simular o valor que o segurado ou servidor irá receber ao se aposentar.

Um bom planejamento previdenciário pode garantir tranquilidade ao segurado/servidor e auxiliar o mesmo a estabelecer as metas de renda para quando não estiver mais trabalhando para, caso sua aposentadoria não seja suficiente, planejar com antecedência formas de a complementar, seja pela previdência privada, por meio de investimentos que aumentem seu patrimônio, enfim outras formas para lhe garantir recursos e tranquilidade quando for idoso.

Artigo – Sandro Schmitz dos Santos – Analista e Consultor Internacional, Sócio-Diretor da Austral Consultoria [www.austral.cc]

e-mail: sandro.schmitz@austral.cc

? acesse os – Artigos de Sandro Schmitz no Cultura Alternativa

? **Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha do Cultura Alternativa. ?

Cultura Alternativa