Planet Earth world Book, o livro que viaja o mundo

Planet Earth world Book

Planet Earth world Book, o livro que viaja o mundo está na sua terceira edição e nós vamos pela primeira vez ter a oportunidade única de sermos os idealizadores desse projeto educacional Internacional, isso quer dizer que depois de viajar o mundo ele será exposto aqui em Brasília!

A segunda edição desse projeto está exposta num museu da Alemanha. O ano passado foram 46 escolas e 27 países. Esse ano vamos liderar esse projeto ambicioso: escrever um livro em conjunto com escolas de diversos países, unindo alunos de todos os continentes.

A professora Renata Madureira, que já ganhou um prêmio do Conselho Britânico por um dos seus projetos educacionais Internacionais, mobilizou escolas de Brasília para confecção dos trabalhos e páginas que representarão o Brasil.

Essa aventura começou em  abril de 2016 quando a primeira edição partiu de  Sundern, uma escola pública da Alemanha, que partilha em sua carta de apresentação sobre um dos seus maiores desafios no momento: a educação e integração de muitas crianças refugiadas que passaram a frequentar a escola, mas que não sabem falar a língua ou são iletradas.

Proteger essas crianças e tantas outras é um desafio global, sua participação nesse projeto ajuda a resgatar em cada uma a dignidade  perdida  e a esperança concreta de que podem sonhar sem medo com um futuro melhor.

Nesse mundo cada vez mais cheio de barreiras, nós conectamos estudantes na esperança de um mundo mais amigo, onde exista menos medo, mais confiança e solidariedade. Valores que a sociedade está esquecendo e que impede cada vez mais que as pessoas abram seu coração para a amizade.

A medida que o livro vai visitando escolas, se constroem histórias de diversos autores e diferentes culturas que partilham sua forma única de ver o mundo é um poderoso instrumento pedagógico de aprendizagem e aproximação dos povos.

O Planet Earth world Book é todo em inglês e o tema são os 17 Objetivos Sustentáveis, propostas da ONU para o milênio.

Sairá do Brasil na próxima semana e vai passar por 11 escolas dos Estados Unidos de diferentes estados, além também de escolas da Alemanha, Índia , Coréia do Sul, Canadá, Israel, França, Argentina, Reino Unido, República checa, Croácia e China, voltando para o Brasil recheado de memórias.

Depois dessa incrível viagem teremos um documento único, uma ação global que partiu da nossa cidade trazendo uma visão global e multicultural de estudantes ao redor do mundo.

Renata Madureira

A Educação do Futuro por Renata Madureira