Prêmio Grão de Música

Prêmio Grão de Música

Prêmio Grão de Música apresenta os artistas contemplados nesta edição

Os compositores, compositoras e intérpretes são premiados pelo conjunto da obra e recebem estatueta criada por Elifas Andreato

O Prêmio Grão de Música segue na missão de revelar e destacar obras e trajetórias artísticas de grande valor, em meio ao rico cenário nacional.

A quantidade de artistas que se formam e se espalham pelo Brasil é imensurável, a maior parte deles e delas não chega ao conhecimento do grande público.

A 7ª edição apresenta uma seleção de 15 artistas que enriquecem a música brasileira e merecem ter seu talento destacado.

Compositores, compositoras e intérpretes, de diferentes gerações e estilos musicais, são anualmente selecionados pela curadoria do PGM pelo conjunto de sua obra.

Todos eles e todas elas têm como fator comum, o destaque para a canção em sua trajetória.

Prêmio Grão de Música

Os 15 artistas premiados e premiadas em 2020 representam catorze dos estados brasileiros. Confira:

  • Adriana Deffenti (RS)
  • Aparecida Silvino (CE)
  • Célia Sampaio (MA)
  • Darwinson (GO)
  • Euterpe (RR)
  • Fuba (PB)
  • Graça Gomes (AC)
  • Joana Terra (BA)
  • Jonathan Silva (ES)
  • Marfiza (RO)
  • Nilze Carvalho (RJ)
  • Osvaldinho da Cuíca (SP)
  • Patrícia Quinteiro (RJ)
  • Sergival Silva (SE)
  • Valéria Oliveira (RN)

Prêmio Grão de Música

A edição 2020 do Prêmio Grão de Música será online, pela primeira vez. Devido a pandemia, o evento será adaptado para ser realizado sem comprometer a segurança de todas as pessoas envolvidas e interessadas.

A cerimônia acontecerá no dia 3 de dezembro, a partir das 19h, desta vez acessível para todo o Brasil e para o mundo.

Nela, além das apresentações musicais, todos os premiados e premiadas recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato.

A idealizadora e realizadora do PGM, Socorro Lira, comenta sobre esta inusitada edição. “Estamos estudando a melhor forma de realizar este ano, com os recursos tecnológicos e econômicos que dispomos.

Por agora, podemos já dizer que tanto a organização quanto os premiados e premiadas, participam da cerimônia de premiação a partir de suas casas.

Se, por um lado, esse momento traz tantos desafios, por outro também amplia as possibilidades, uma dela, é que poderá ser assistido por um público ainda maior, já que o acesso online é irrestrito”.

O disco coletânea reúne uma faixa de cada premiado e premiada e está sendo produzido com previsão de lançamento para outubro. Este ano, ainda trará a presença do Prêmio nas plataformas digitais.

O CD físico tem distribuição gratuita e a versão digital fica sempre disponível no site, onde também podem ser ouvidas as coletâneas das edições anteriores. (http://premiograodemusica.com.br)

E o ano já trouxe novidades ao Prêmio, o Circuito PGM em Casa, que aconteceu em duas etapas, entre maio e julho, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores.

Prêmio Grão de Música

O principal objetivo foi beneficiar economicamente estes e estas profissionais, pois em sua maioria se encontram sem nenhuma remuneração devido aos cancelamentos de agenda neste momento de isolamento social, sem previsão para normalização de suas atividades profissionais. Além de incentivar a profissionalização das aparições online.

“O Circuito PGM era uma ideia que já vínhamos alimentando, mas no formato tradicional de shows. Vimos nesse momento uma chance de experimentar algo e gostamos da experiência. Faremos uma terceira etapa online em outubro”, conta Socorro.

Todas as ações fazem parte do plano de expansão do PGM, que promete muito mais novidades para 2021.

O Prêmio Grão de Música conta com patrocínio da empresa Metanoia – Propósito nos negócios e da editora Palavra Acesa.

Ampliar o olhar pelo país, buscando visualizar um mapa cada vez mais nítido da música brasileira continua entre os compromissos do Prêmio, celebrando talentos e a riqueza da canção brasileira.

Grão de Música

Ampliar o olhar para a música brasileira de cada canto do Brasil será sempre a busca do Prêmio Grão de Música.