Prêmio Jabuti ano 2022

Prêmio Jabuti - Cultura Alternativa

Prêmio Jabuti

As inscrições para o Prêmio Jabuti 2022 terminam na próxima quinta-feira (26).


Inscrições vão até 26 de maio. Nesta 64ª edição, prêmio apresenta ainda um novo conceito visual e volta com cerimônia presencial.

O plano para esta edição é superar as mais de 3.400 inscrições recebidas no ano passado.

A categoria Biografia, documentário e reportagem foi renomeada, passando a se chamar agora somente Biografia e reportagem.

“Depois de algumas observações, vimos a inexistência de documentário como gênero dessa categoria. O documentário tem uma definição mais audiovisual”, explicou Marcos.

Segundo Vitor Tavares, presidente da CBL, a edição deste ano consolida ainda mais o processo de aperfeiçoamento da premiação.

“O Jabuti de 2022 mostra sua relevância diante das necessidades do público leitor. As atuais mudanças realizadas evidenciam que o objetivo é difundir a abrangência do prêmio, com a consolidação dessa nova formatação”, afirma.

Prêmio Jabuti

Prêmio Jabuti

Marcos Marcionilo assina por mais um ano a curadoria da premiação, que também dá as boas-vindas ao jornalista Rodrigo Casarin

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) já tem as primeiras novidades em relação à 64ª edição do Prêmio Jabuti.

Neste ano, mais uma vez, a curadoria da premiação estará a cargo do editor e tradutor Marcos Marcionilo.

“Ter o Marcos por mais um ano conosco é um presente à comunidade literária. Ele agregou muito à premiação como curador no ano passado, da mesma maneira que vem somando desde 2018, quando foi jurado, e nos anos seguintes, quando fez parte do Conselho Curador”, diz Vitor Tavares, presidente da CBL.

Outra novidade é que o Conselho Curador – composto por Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo – se despede da professora e doutora Ana Elisa Ribeiro e dá as boas-vindas ao jornalista Rodrigo Casarin.

O novo membro é especialista em jornalismo literário, com pós-graduação pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, além de colunista de livros do Uol, UOL, portal no qual é responsável pela edição da Página Cinco, que lhe rendeu o Prêmio IPL – Retratos da Leitura de 2019 na categoria Mídia. Ainda em 2019, a Página Cinco se desdobrou em um podcast semanal sobre literatura.

Além disso, o jornalista também integrou o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2018, 2019, 2020 e 2021 e o júri do Prêmio Jabuti nos anos de 2019 (categoria Biografia, Documentário e Reportagem) e 2020 (categoria Romance Literário).

“Agora, mais próximo às engrenagens da premiação, espero colaborar para que o Jabuti siga o bom caminho que merece trilhar, com inegável destaque em nosso cenário cultural”, afirma Casarin.


pilha de livros

Prêmio Jabuti

Acompanhe as dicas de leitura no site do Cultura Alternativa

Cultura Alternativa

Prêmio Jabuti - Cultura Alternativa