Prêmio Jabuti - Site Cultura Alternativa

Prêmio Jabuti – Abre inscrições com novas categorias

Prêmio Jabuti

66º Prêmio Jabuti abre inscrições com novas categorias

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) inicia nesta quinta (25), as inscrições para a 66ª edição do Prêmio Jabuti, patrimônio cultural do país e principal referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro.

Interessados devem em se inscrever por meio do site do Prêmio até 13 de junho.

Nesta edição, o Jabuti vem com algumas mudanças nas suas categorias. Além da escolha do Livro do Ano, a premiação contará com 22 categorias, uma a mais do que no ano passado, divididas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

No Eixo Inovação a novidade é a categoria Escritor Estreante – Poesia, que será voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado seu primeiro livro de poesias em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

E outras três novas categorias estreiam no Eixo Não Ficção: Saúde e Bem-estar, Educação e Negócios. Elas substituem as categorias Ciências, Ciências Humanas e Ciências Sociais, que ficarão contempladas no Prêmio Jabuti Acadêmico, criado este ano.

Prêmio Jabuti

Na categoria Saúde e Bem-estar, poderão ser inscritas obras que tratam de temas relacionados à promoção e manutenção da saúde física ou mental.

No caso da categoria Educação, poderão ser inscritas obras que abordam temas relacionados ao ensino, aprendizado, pedagogia, psicologia educacional e outras áreas afins. São livros destinados a educadores, estudantes, pais e qualquer pessoa interessada no campo da educação.

E, por fim, na categoria Negócios, poderão concorrer obras escritas com o propósito de fornecer conhecimento, orientações e dicas relacionadas a diversos aspectos do mundo dos negócios.

Podem incluir temas como gestão, liderança, empreendedorismo, estratégia empresarial, finanças, marketing, inovação, desenvolvimento pessoal e carreira, entre outros.

Para Hubert Alquéres – curador da premiação pelo segundo ano –, as novas categorias no eixo Não Ficção pretendem ampliar a visibilidade do trabalho de autores ligados a temas atuais.

“É o momento de premiar escritores e escritoras que tenham se destacado em áreas voltadas ao bem-estar individual e coletivo, seja do ponto de vista físico, mental ou espiritual e também uma oportunidade para reconhecer trabalhos que procuram refletir, difundir e valorizar o empreendedorismo e a educação.

Com a nova categoria de Escritor Estreante – Poesia, queremos incentivar a produção nesse segmento, permitindo que surjam novos talentos”, diz.

Sevani Matos, presidente da CBL, comenta que as novidades da premiação trazidas a cada ano visam a consolidar o Jabuti como referência na premiação a obras literárias no país: “Nos últimos anos, tivemos um expressivo número de inscrições, o que é um indicativo do reconhecimento da sociedade à importância do Jabuti e da produção literária brasileira”, afirma.

Prêmio Jabuti

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.premiojabuti.com.br até 13 de junho de 2024. Pelo terceiro ano, haverá preços especiais para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias.

A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados a Entidades Congêneres e Não Associados da CBL em todos os tipos de inscrição: Obra individual ou Coleção.
Os valores e mais informações estão disponíveis no regulamento do prêmio, no site premiojabuti.com.br.

Prêmio Jabuti

Você sabe o que é o Prêmio Jabuti?

Mais tradicional prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti premia, anualmente, autores, editores, ilustradores, tradutores, gráficos e livreiros, ou seja, profissionais que atuam com a literatura e a produção de livros no Brasil.

A premiação é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959, e em 2023 entrará em sua 66ª edição.


MAIS LIDAS

A história do Prêmio Jabuti

A década de 50, quando foi realizado a primeira edição do Prêmio Jabuti, foi marcada por grandes desafios editoriais.

O Brasil vivia uma grave crise econômica, marcada pela alta inflação e queda do preço do café no mercado internacional, o que gerava incertezas em diferentes áreas, inclusive na literatura.

A iniciativa de criar o prêmio Jabuti partiu do então presidente da CBL, Edgar Cavalheiro, e do secretário Mário da Silva Brito em conjunto com outros membros da Câmara. A ideia era premiar os profissionais da área editorial, e assim promover a sua valorização e divulgar a produção nacional.

A origem do nome Jabuti

Mas por que o prêmio se chama Jabuti? De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, quando a premiação foi criada, o Brasil passava por um momento cultural e político influenciado pelo modernismo e nacionalismo, voltado para a valorização da cultura popular brasileira e de suas raízes indígenas e africanas.

Nesse período, os artistas e escritores, em geral, valorizavam as figuras míticas, carregadas de sabedoria e experiência de vida, típicas da cultura popular brasileira.

Assim como Monteiro Lobato, que usava personagens fantasiosos em suas histórias, a premiação escolheu a figura do Jabuti para representá-la.

Cultura Alternativa