Prêmio Jabuti
As inscrições para o Prêmio Jabuti 2022 terminam na próxima quinta-feira (26).
Inscrições vão até 26 de maio. Nesta 64ª edição, prêmio apresenta ainda um novo conceito visual e volta com cerimônia presencial.
O plano para esta edição é superar as mais de 3.400 inscrições recebidas no ano passado.



A categoria Biografia, documentário e reportagem foi renomeada, passando a se chamar agora somente Biografia e reportagem.
“Depois de algumas observações, vimos a inexistência de documentário como gênero dessa categoria. O documentário tem uma definição mais audiovisual”, explicou Marcos.
Segundo Vitor Tavares, presidente da CBL, a edição deste ano consolida ainda mais o processo de aperfeiçoamento da premiação.
“O Jabuti de 2022 mostra sua relevância diante das necessidades do público leitor. As atuais mudanças realizadas evidenciam que o objetivo é difundir a abrangência do prêmio, com a consolidação dessa nova formatação”, afirma.
Prêmio Jabuti



Marcos Marcionilo assina por mais um ano a curadoria da premiação, que também dá as boas-vindas ao jornalista Rodrigo Casarin
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) já tem as primeiras novidades em relação à 64ª edição do Prêmio Jabuti.
Neste ano, mais uma vez, a curadoria da premiação estará a cargo do editor e tradutor Marcos Marcionilo.
“Ter o Marcos por mais um ano conosco é um presente à comunidade literária. Ele agregou muito à premiação como curador no ano passado, da mesma maneira que vem somando desde 2018, quando foi jurado, e nos anos seguintes, quando fez parte do Conselho Curador”, diz Vitor Tavares, presidente da CBL.
Outra novidade é que o Conselho Curador – composto por Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo – se despede da professora e doutora Ana Elisa Ribeiro e dá as boas-vindas ao jornalista Rodrigo Casarin.
O novo membro é especialista em jornalismo literário, com pós-graduação pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, além de colunista de livros do Uol, UOL, portal no qual é responsável pela edição da Página Cinco, que lhe rendeu o Prêmio IPL – Retratos da Leitura de 2019 na categoria Mídia. Ainda em 2019, a Página Cinco se desdobrou em um podcast semanal sobre literatura.
Além disso, o jornalista também integrou o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2018, 2019, 2020 e 2021 e o júri do Prêmio Jabuti nos anos de 2019 (categoria Biografia, Documentário e Reportagem) e 2020 (categoria Romance Literário).
“Agora, mais próximo às engrenagens da premiação, espero colaborar para que o Jabuti siga o bom caminho que merece trilhar, com inegável destaque em nosso cenário cultural”, afirma Casarin.



Prêmio Jabuti
Acompanhe as dicas de leitura no site do Cultura Alternativa
- O papel da leitura na conscientização social e políticaA partir dela, nós nos tornamos capazes de formar uma opinião crítica acerca dos acontecimentos políticos e sociais da nossa era
- Diário de Anne Frank: Doodle do Google homenageiaDiário de Anne Frank. Homenagem à primeira publicação do Diário, uma das milhares de vítimas do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.
- Bibliotecas públicas – Um local tranquilo para estudar.Um local tranquilo para estudar? Visite uma biblioteca pública
- Biblioteca digital gratuita com mais de 15 mil títulosBiblioteca digital gratuita com mais de 15 mil títulos – Atividades culturais, como clubes de leitura e oficinas de capacitação.
- PSIU POÉTICO 2022 – “CiberPoeMagia”PSIU POÉTICO 2022 – “CiberPoeMagia”. O Festival será realizado em Montes Claros, entre os dias 4 e 12 de outubro
Cultura Alternativa


