Prêmio Minuano de Literatura – 2022

Prêmio Minuano de Literatura - Cultura Alternativa

Prêmio Minuano de Literatura

Categorias Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, Texto Dramático, Especial, Tradução e História em Quadrinhos

Estão abertas de 8 de abril a 6 de junho de 2022 as inscrições para o Prêmio Minuano de Literatura para autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul ou editoras sediadas no estado.

As obras inscritas devem ter sido publicadas em 2021 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil; Juvenil; Poesia; Conto; Crônica; Ficção: Romance/Novela; Ilustração; Texto Dramático; Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros); Tradução, e História em Quadrinhos.

Será necessária a remessa de seis exemplares de cada obra concorrente, das quais três serão destinados aos integrantes das Comissões de Seleção, duas para o IEL, sendo que um deles poderá ser repassado para a Biblioteca Pública do Estado ou para a Biblioteca Lucilia Minssen, e uma para o Instituto de Letras da UFRGS.

Para os inscritos na categoria Tradução é necessário encaminhar também uma cópia do livro na língua original, exatamente a edição utilizada para a tradução. Os livros em Língua Brasileira de Sinais (Libras) podem ser enviados na modalidade sinalizada ou escrita (Escrita de Língua de Sinais).

Será necessária também a remessa de mais três exemplares dos livros selecionados como finalistas em cada categoria, a serem destinados às Comissões Finais.

Prêmio Minuano de Literatura
Prêmio Minuano de Literatura

Prêmio Minuano de Literatura

As inscrições podem ser enviadas pelo correio ou entregues no Instituto Estadual do Livro (R. André Puente, 318, Porto Alegre/RS), sendo que no destinatário deve constar o nome Prêmio Minuano de Literatura.

Serão indicados três finalistas em cada categoria. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação em data a ser anunciada e receberão o Troféu Minuano de Literatura.

O regulamento, formulários de inscrição e demais anexos estão disponíveis aqui (link externo).

Prêmio Minuano de Literatura – Patrono

A patrona da edição de 2022 é Marô Barbieri.

Novidades na Literatura

O site do Cultura Alternativa sempre tem novidades nos concursos literários.

Cultura Alternativa