Prêmio São Paulo de Literatura 2020 – Conheça os vencedores

Prêmio São Paulo de Literatura 2019

Prêmio São Paulo de Literatura 2020


Conheça os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2020


Obras sobre a ditadura brasileira e a Guerra do Paraguai vencem o Prêmio São Paulo de Literatura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 9/12, os vencedores da 13ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. 

Claudia Lage venceu na categoria de Melhor Romance de Ficção do ano de 2019 com a obra “O Corpo Interminável”, publicada pela Editora Record.  

Marcelo Labes venceu na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia de 2019 com o livro Paraízo-Paraguay, publicado pela Editora Caiaponte. Cada um receberá um prêmio de R$ 200 mil.

A cerimônia de entrega está prevista para o mês de março de 2021.

Prêmio São Paulo de Literatura

Conheça as obras vencedoras

'O Corpo Interminável'

Em busca de suas origens, Daniel tenta reconstituir a história da mãe, uma guerrilheira desaparecida na ditadura civil-militar no Brasil, e a busca se expande.

'Paraízo-Paraguay'

Olga, uma anciã que está à beira da morte, começa a falar de suas memórias da Guerra do Paraguai e da história da imigração alemão no sul do Brasil, contada sem romantismos ou idealizações.

Prêmio São Paulo de Literatura

Na categoria Melhor Livro do Ano, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente.

Já na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.

Na edição de 2019, a vencedora no gênero Melhor Livro do Ano, foi a escritora carioca Ana Paula Maia, com o romance Enterre seus Mortos, publicado pela Companhia das Letras. Ana Paula, venceu na categoria pelo segundo ano consecutivo.

Em 2018, levou o prêmio pelo romance Assim na Terra como Embaixo da Terra (Editora Record). (AAN)

Acompanhe as dicas de leitura no site do Cultura Alternativa