Prêmio São Paulo de Literatura 2020.

Prêmio São Paulo de Literatura 2019

Prêmio São Paulo de Literatura 2020 – Inscrições abertas

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado abriu as inscrições na última segunda-feira, 24 de agosto, para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no País.

Serão contemplados um autor pela categoria Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020 e outro como Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020. Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil.

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos.

Prêmio São Paulo de Literatura

O edital está disponível nos sites premiosaopaulodeliteratura.org.br e cultura.sp.gov.br.

Os candidatos podem inscrever suas obras até as 18h do dia 8 de outubro de 2020 na plataforma Prosas, nos links:

Proponente Pessoa Jurídica (Editoras)
Proponente Pessoa Física (Autores)

Os finalistas serão anunciados até a primeira quinzena de dezembro.

As obras devem ser do gênero romance de ficção, escritas originalmente em português e ter sua primeira edição e impressão no Brasil em 2020, além de possuir formato impresso da primeira edição com ISBN emitido em 2020.

Prêmio São Paulo de Literatura

Na categoria Melhor Livro do Ano, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente.

Já na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.

Na edição de 2019, a vencedora no gênero Melhor Livro do Ano, foi a escritora carioca Ana Paula Maia, com o romance Enterre seus Mortos, publicado pela Companhia das Letras. Ana Paula, venceu na categoria pelo segundo ano consecutivo.

Em 2018, levou o prêmio pelo romance Assim na Terra como Embaixo da Terra (Editora Record). (AAN)

Acompanhe as dicas de leitura no site do Cultura Alternativa