Projeto Eixo Literário – BSB em Pernambuco

BSB - Cultura Alternativa

Projeto Eixo Literário BSB leva a literatura de Brasília à XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Projeto Eixo Literário BSB - Cultura Alternativa

Espere por mim, Pernambuco, que chego já

Levar uma mostra da literatura gestada em Brasília para outros rincões, rompendo o eixo Rio-São Paulo, essa é a proposta do Projeto Eixo Literário BSB (PEL-BSB).

Que em sua primeira edição desembarca no estande 19-A na XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que será realizada em formato híbrido (on-line e presencial) no Centro de Convenções de Pernambuco, de 1 a 12 de outubro.

A iniciativa é fruto da parceria do Sindicato dos Escritores do DF, Tagore Editora e Instituto Fazer o Bem.

“De eixos nós entendemos bem, afinal, Brasília possui os Eixos Sul e Norte… Brincadeiras à parte, temos uma literatura de qualidade que merece uma chance de ser conhecida e apreciada, ainda mais no maior evento realizado desde que começou a pandemia e que marca a retomada das atividades literárias presenciais no país”, revela o presidente do Sindicato dos Escritores do DF, Marcos Linhares.

Linhares explica que o projeto conta com cerca de 40 autores, de idades e gêneros literários variados como poesia e prosa (contos, crônicas, romances, livros infantis e infanto-juvenis), além de obras de ficção e de não-ficção.

“O estande do projeto terá livros de autores do DF e um monitor exibindo entrevistas com os escritores participantes do projeto. Além disso, será distribuído um catálogo falando sobre cada um deles, assim como sobre as obras publicadas”, pontua Victor Tagore, da Tagore Editora.

“Trocar experiências e mostrar que temos uma gama de produções literárias para todos os gostos nos estimula e muito a desenvolver esse tipo de ações. Temos que mostrar que se o mundo parou, estamos em movimento”, revela o vice-presidente do Instituto Fazer o Bem, José Washington dos Santos.

Projeto Eixo Literário BSB

Autores participantes

Adriana Kortlandt, Affonso Gomes, Alexandre Lobão, Almeria Machado Godoi, Amneres, Anderson Braga Horta, Antonio Carlos Dib, Antonio Navarro de Andrade, Antônio Paulo Filomeno, Astrogildo Miag, Bernardo José Sales, Cácia Leal, Clotilde Chaparro, Custódia Wolney, Daniela Migliari, Dinorá Couto Cançado, Eddy Samadhi, Fabiana Gomes, Geremias Pignaton, Glauber Vieira, Ildefonso de Sambaíba, Jeovani Salomão, João Vieira, José Afonso Braga, Kalil Guimarães (pseudônimo de Anely Guimarães Santos), Lívia Borges, Luiz Felipe Vitelli, Manoel Neto, Marcos Linhares, Marcos Vinhal, Mauro Rocha, Milton Avelar de Carvalho, Ozaina Barros Cruzeiro, Pietro Costa, Sarah Schmorantz, Tércio Ribas Torres,Vânia Diniz e  Zezé Maku participam do Eixo Literário BSB-Recife.

Sessões de Autógrafos

Sete autores do DF irão participar presencialmente do evento fazendo lançamentos de livros e sessões de autógrafos no estande do PEL-BSB:

Dia 2 – sábado – 16h – Marcos Vinhal lança “Mulheres de Granito”

No Dia 3 – domingo – 16h – Jeovani Salomão lança “O Futuro é Analógico- Provocações sobre tecnologia e nossa humanidade”.

Dia 5 – terça-feira – 18h – Amneres fará sessão de autógrafos de “Eva”

Dia 9 – sábado – 16h – Adriana Kortlandt e Marcos Linhares lançam “Mosaico do Negacionismo”

E ás – 19h – Alexandre Lobão lança “Amar é simples”

Dia 10 – domingo – 16h – Daniela Migliari lança “Ravi, o espelho que aprendeu a brilhar”

Dia 11- segunda-feira – 15h – Antônio Navarro de Andrade lança “A lenda de Krinon”

Entrevistas nas redes sociais

Todos os escritores foram entrevistados e os vídeos com as entrevistas feitas pelo jornalista Gustavo Cordeiro serão exibidos nas redes oficiais do projeto (YouTube, Facebook, Instagram).

Serviço:

O quê: Projeto Eixo Literário BSB-Recife – Livros e autores do DF na XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que será realizada em formato híbrido (on-line e presencial)

Quem:   A iniciativa é fruto da parceria do Sindicato dos Escritores do DF, Tagore Editora e Instituto Fazer o Bem.

Onde: No Centro de Convenções de Pernambuco, estande 19-A

Quando:  De 1 a 12 de outubro.

Informações: Marcos Linhares – (61) 99905-5905