Projeto Victor, inteligência artificial, acelera o trabalho no STF

Projeto Victor. Supremo Tribunal Federal.
Projeto Victor, inteligência artificial, acelera o trabalho no STF.
O Cultura Alternativa passa com esta matéria a difundir ações, investimentos públicos, em prol do bem comum. Ideias que têm pouco espaço na mídia tradicional, que se preocupa mais em divulgar o criticável. Queremos assim abrir espaço para o lado positivo do serviço público.
Estávamos assistindo a uma sessão do Supremo Tribunal Federal quando a Ministra Carmem Lúcia anunciou o Projeto Víctor.

O Projeto Victor – Essência

O Projeto utiliza Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência e a velocidade de avaliação judicial dos processos que chegam ao tribunal. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília – UnB, o projeto é o mais relevante no âmbito acadêmico brasileiro relacionado à aplicação de Inteligência Artifical no Direito.
 

Supremo Tribunal Federal – Eficácia

A ministra explicou que a ferramenta será utilizada na execução de quatro atividades: conversão de imagens em textos no processo digital, separação do começo e do fim de um documento (peça processual, decisão, etc) em todo o acervo do Tribunal, separação e classificação das peças processuais mais utilizadas nas atividades do STF e a identificação dos temas de repercussão geral de maior incidência.
Segundo informou a presidente, os testes com os processos envolvendo repercussão geral foram iniciados com 27 temas mais recorrentes no Tribunal, representando 60% do total de temas regularmente identificados. Ela informou que atualmente o nível de precisão na triagem é de 84%, mas que atingirá 95% no próximo mês.

O Projeto Victor – Homenagem

O nome do projeto, VICTOR, é uma homenagem a Victor Nunes Leal (falecido), ministro do STF de 1960 a 1969, autor da obra Coronelismo, Enxada e Voto e principal responsável pela sistematização da jurisprudência do STF em súmula, o que facilitou a aplicação dos precedentes judiciais aos recursos.
Supremo Tribuna Federal – Cultura Alternativa
O Cultura Alternativa, por e-mail, solicitou opiniões dos leitores sobre esta nova linha de ação do portal em busca de notícias positivas com relação à utilização de Recursos Públicos e recebeu algumas respostas que distinguimos.
Cláudio Pereira “excelente iniciativa Anand, apesar de achar, que vais achar pouca coisa”.
Cristina de Paula “gostei da ideia e espero que possamos ler muita coisa positiva”.

Supremo Tribunal Federal – Internet

Supremo Tribunal Federal – Supremo Tribunal Federal
Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa