Roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Do Jalapão à Chapada das Mesas

Dois destinos ainda pouco explorado entre os brasileiros, o Jalapão e a Chapada das Mesas estão em uma região próxima a divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins. As duas áreas são famosas pelas nascentes dos rios, as diversas cachoeiras, dunas, mirantes naturais e a rica fauna e flora.

Por estarem próximos diversas agências de turismo que atendem ambos os parques vendem pacotes para os dois destinos conhecidos para você conhecer em uma única viagem.

Distante 200 km da capital Palmas – TO, no leste do estado a região do Jalapão encanta por suas águas abundantes, seus chapadões e serras com clima de savana, além das paisagem formadas por dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A Chapada das Mesas está no sul do estado do Maranhão, próxima a divisa com o Tocantins. A partir da pequena cidade de Carolina se tem acesso ao parque nacional, são 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas, em uma das regiões mais bonitas do país.

Principais atrações da rota:

Fervedouro

Cachoeira do Formiga

Cachoeira Velha

Dunas do Jalapão

Portal da Chapada

Santuário Pedra Caída

Poço Azul

Encanto Azul

Cachoeira de Itapecuru