Rouanet, um lutador em prol da arte e cultura

Rouanet - Cultura Alternativa

Rouanet, um lutador em prol da arte e cultura

Sérgio Rouanet lutou a vida inteira pela valorização da cultura. Seu sobrenome deu nome à mais famosa lei de custeio nesta área. 

No momento em que o Cultura Alternativa, segue para cobrir  a Bienal de São Paulo, elaboramos  este texto para homenageá-lo.

Breve Biografia

Sérgio Paulo Rouanet foi um diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradutor e ensaísta brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras de 1992 até a data de sua morte.  Ele foi também ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Filosofia. Foi Ministro da Cultura do Brasil (1991–1992)

História da Lei

A Lei Rouanet, oficialmente Lei Federal de Incentivo à Cultura, é a denominação dada a Lei nº 8.313 do dia 23 de dezembro de 1991.

De acordo com um estudo realizado em 2018 pela FGV (Fundação Getulio Vargas), durante os 27 anos de existência dessa lei, a cada R$ 1,00 do que foi investido por patrocinadores em projetos culturais por meio da Lei Rouanet, R$ 1,59 retornou para a economia do país (ou seja, um grau de alavancagem financeira de 59%), e seu impacto reverberou em 68 atividades econômicas diferentes, do transporte ao turismo, do setor alimentício às finanças.

Rouanet

Cultura e Custeio

Verbas federais para cultura são as primeiras a serem cortadas em qualquer governo. Seja de esquerda, seja de direita, de centro, enfim, a cultura é o  primeiro segmento a perder sua verba que geralmente é desviada para outros fins.

No momento no Brasil temos um governo que considera a cultura um empecilho para o desenvolvimento do país. Este esquece que na pandemia, foram os artistas através de lives que proporcionaram um pouco de paz, de alegria, num momento tão infernal para a vida mundial.

Nasceram poetas que nunca tinham escrito poemas. Músicos criativos que nunca tinham feito composições musicais. Pintores, artistas de teatro. Tudo  para  alegrar a todos e poder passar, repito, por este momento tão difícil da vida e da história mundial. E estes precisam ser remunerados, precisam de verba para seus projetos, neste quesito Rouanet ao legalizar sua lei abriu um novo alento para este segmento.

O desvio

Houveram desvios e má utilização da lei? Claro, Como em tudo no Brasil. A lei também sofreu atualizações, enfim, é um marco para o custeio da arte e cultura do Brasil.

Nossas ações

Diariamente, nós do Cultura alternativa, buscamos divulgar aqueles que não tem espaço, os independentes, os alternativos que a mídia tradicional esquece de divulgar.

Para  nós é profundamente triste o falecimento de Sérgio Rouanet, porque ele fez, ele tentou fazer, portanto, ele é um mito que fez bem para a arte e cultura no Brasil.

RIP Sérgio Rouanet.

Anand Rao e Agnes Adusumilli

Editores Chefe

Cultura Alternativa

Cultura Alternativa